TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor De Acido No Vinagre

Dissertações: Teor De Acido No Vinagre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 6

Componente: Análise Química Quantitativa Código: 1088 Profª. Vanesa Data: 26/03/14

1. Objetivo

O objetivo desse experimento é preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio a 0,10 mol/L e determinar a acidez de um vinagre comercial.

1. Introdução Teórica

Será preparada uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) com a molaridade desejada aproximada, pois o reagente não está em sua forma pura e é higroscópico (tendência de absorver água) - fato que não permite determinar com exatidão a sua concentração pela simples pesagem direta e dissolução em um solvente até um volume definido (isso só seria possível de se fazer com soluções padrão primário) - e posteriormente essa mesma solução será padronizada através de titulação de uma outra solução de uma substância pura de concentração exata (padrão primário), no caso, o biftalato de potássio (KHC8H4O4).

A solução padrão secundária é aquela na qual o soluto dissolvido foi determinado não pela pesagem direta, mas pela titulação de um volume da solução contra um volume conhecido de uma solução primária, ou seja, é a solução de NaOH, nesse caso.

A titulação consiste no processo de se juntar – gota a gota – a solução a ser determinada à solução padrão primário até que seja identificado o momento em que a reação foi acusada pelo indicador (fenolftaleína no caso), através de fenômenos físicos como mudança de cor, denominado ponto de viragem.

O volume usado da solução padrão secundária na titulação deve ser anotado para posterior uso em cálculos a fim de se determinar a molaridade da mesma solução, que por sua vez será utilizada em cálculos para determinação do teor de ácido acético no vinagre após ter sido feita a titulação do vinagre com a solução de hidróxido de sódio já padronizada.

1. Materiais Utilizados

1. Hidróxido de sódio (NaOH);

2. Biftalato de potássio (KHC8H4O4);

3. Amostra de vinagre;

4. Fenolftaleína (indicador);

5. H2O destilada (pisseta);

6. Vidro de relógio;

7. Balão volumétrico de 500 mL e de 250 mL;

8. Espátula;

9. Bureta de 50 mL;

10. Suporte universal;

11. Funil;

12. Balança analítica;

13. Erlenmeyer de 250 mL;

14. Proveta de 50 mL;

15. Pipeta de 25 mL.

1. Procedimento

1. Preparação e padronização da solução de NaOH a 0,1 mol/L:

Primeiramente foi preparada a solução a partir da pesagem de cerca de 2,1g de pastilhas de NaOH num vidro de relógio; evitou-se que a pesagem fosse demorada para obter-se um resultado mais fiel e para que as pastilhas não reagissem muito com o ar formando água. A massa foi transferida para um balão volumétrico com o auxílio da espátula e da pisseta a fim de se evitar perdas quantitativas, completando o volume para 500 mL com água destilada. Homogeneizou-se e armazenou-se a solução no próprio balão, apesar de não ser o procedimento mais correto, pois o NaOH ataca o vidro. O indicado seria armazená-la em frasco plástico. Em seguida foi feita a padronização da solução recém preparada, pesando-se cerca de 0,40 a 0,45g de biftalato de potássio seco em estufa (puro, padrão primário) e diluiu-se essa massa em 30 mL de água destilada medida na proveta e agitou-se a solução no erlenmeyer até a dissolução completa do sal. Juntou-se 2 gotas de fenolftaleína. Lavou-se a bureta com uma porção da solução de NaOH para começar a titulação e foi transferida a solução de NaOH para a bureta com o volume de 50 mL, tomando cuidado para não deixar bolhas na bureta que pudessem interferir nos resultados de volume utilizado. Começou-se a titulação, com a adição da solução gota-a-gota ao erlenmeyer sob agitação constante até o aparecimento de uma leve coloração rosada na solução do erlenmeyer que persistisse por mais de 30 segundos, que indicasse o final da titulação - viragem. O volume da solução de NaOH consumido foi anotado, com o devido cuidado de acertar a altura do menisco para melhor visualização. Esse volume

será usado a seguir para calcular a concentração da solução, que posteriormente será utilizado para calcular o teor de acidez do vinagre, que será também o titulante da análise.

1. Preparação e Determinação da acidez do vinagre:

Primeiro, preparou-se uma amostra de vinagre: mediu-se 25 mL de vinagre comercial e transferiu-se para um balão de250 mL, completando-o com água destilada. Pipetou-se 25 mL da amostra diluída e titulamos novamente, seguindo os mesmos passos da 1ª titulação. Anotou-se o volume de NaOH gasto para usá-lo em cálculos a seguir na determinação da acidez do vinagre.

Observação: Esses procedimentos foram executados uma vez por cada membro da bancada, ou seja, 5 vezes, para dar mais credibilidade ao resultado final. E os resultados individuais serão relatados mais detalhadamente no item a seguir.

1. Resultados e Discussões

1. Titulação com biftalato:

Obs.: A massa precisa de NaOH usada para preparação da solução foi de 2,1491g e a massa molar do biftalato é204,22g/mol.

Sheila Rafael Roseli Talita Luciana

m(g) Biftalato 0,4431 0,4475 0,4500 0,4271 0,4327

V(mL) NaOH viragem 20,5 20,4 20,5 20,0 20,1

1. Cálculo da molaridade NaOH:

M = m (padrão primário)

MM x V(L) da sol. sec.

Onde M = molaridade; m = massa do padrão primário utilizado (biftalato); MM = Massa Molar do padrão primário e V(L) = volume da solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com