TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinacao Do Teor De Acido Acetico No Vinagre

Artigos Científicos: Determinacao Do Teor De Acido Acetico No Vinagre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O ácido acético é um ácido fraco, que possui uma constante de ionização (Ka) cujo valor é 1,7539 x 10-5, à 25 oC. Este ácido é amplamente utilizado pela indústria química, tanto na forma de ácido acético glacial, cujo grau de pureza é 99,8% (m/m), como em soluções diluídas (BACCAN et al, 2001).

Sua obtenção ocorre a partir da oxidação do álcool etílico ou por meio da fermentação, sob a ação de microorganismos como a Micodema aceti. A fermentação é o método empregado há séculos, para a produção do vinagre, que contém entre 4 a 7% de ácido acético. O uso de vinagre tem sido associado a diminuição dos radicais livres ao controle da pressão arterial, controle do pH estomacal, além de seu efeito bactericida (NETO, 2008).

Portanto, sendo o vinagre um produto amplamente utilizado, e de fácil comercialização, é de extrema importância que este produto esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação, cuja concentração mínima de ácido acético deve ser superior a 4% (BACCAN ET AL, 2001).

O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH) e, é esse o responsável pelo odor e sabor azedo do vinagre, muito utilizado como condimento em saladas. Já a soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos e detergentes. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. (AGUIAR, 2005)

Já a titulação é uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão). Em uma titulação, o "ponto final" da titulação refere-se ao momento em que a substância muda de cor e passa a constituir outro tipo de meio (ácido ou

básico, dependendo da situação). (LAPA,1995)

2. RESULTADOS E DISCUSSÃO

2.1 TITULAÇÃO DO VINAGRE

Usando uma pipeta, transferiu-se 2 mL de vinagre para um erlenmeyer de 250 mL e adicionou-se mais 50 mL de água. Nessa solução foi gotejado 2 a 3 gotas de solução de fenolftaleína, ao mesmo tempo foi colocado hidróxido de sódio ( NaOH) em uma proveta, apenas para comparar o que acontecia com a cor da substância em meio ácido (vinagre) e agora, em meio básico (NaOH). Uma pipeta de 50 mL foi completamente preenchida com a solução de NaOH, dando inicio a titulação, gotejou-se bem lentame nte a solução de NaOH contida na pipeta sobre a solução de ácido acético do erlenmeyer sob agitação constante, quando a solução começou a se tornar levemente r ósea parou de se adicionar NaOH a solução de ácido acético (atingiu-se o ponto de viragem), e foi anotado o volume de NaOH gasto na titulação.

2.2 figura: procedimento realizado da titulação do vinagre

2.3 figura: resultado obtido

Pela formula, a concentração de ácido acético do erlenmeyer no

final do experimento, foi feito o seguinte cálculo:

calculo densidade:

ᶬ = 70,935 g

V(l) = 14,5 + 15+ 11,2 = 40,7 ÷ 3 = 13,5 (três vezes realizado a titulação momento em que parou na bureta a solução de NAOH)

ONDE:

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com