TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorema De Pitagoras

Artigos Científicos: Teorema De Pitagoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Teorema de Pitágoras

O hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau se estabeleceu no Brasil, por volta de 1960, homenageando Bhaskara Akaria, que é considerado matemático indiano mais importante do século XI, graças a seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico. É importante ressaltar que tal nome relacionado à fórmula, é usado apenas no Brasil, uma vez que não encontrado em nenhuma literatura internacional. De acordo com alguns textos encontrados há quase 4.000 anos, pode-se afirmar que Bhaskara conhecia a regra, mas não fora criada por ele. Nesses textos havia receitas, escritas em prosa, sem uso de símbolo matemático, que ensinavam como proceder para determinar as raízes em exemplos concretos, quase sempre ligados a relações geométricas. Porém, embora conseguisse resolver problemas matemáticos envolvendo equações quadráticas, sua receita não especificava sua fórmula geral, nem como a solução havia sido obtida. Sendo assim, apesar de não se negar a importância e riqueza da obra de Bhaskara, não é correto atribuir a ele a conhecida formula de resolução da equação de segundo grau.

Ainda hoje é de suma importância a aprendizagem de tal fórmula, uma vez que é cobrada em diversas provas de diversos níveis de aprendizado, podendo ser cobrada desde a escola a um concurso público.

No Brasil, a fórmula é conhecida como Fórmula de Bhaskara, mas em outros países é conhecida simplesmente como a fórmula geral para resolução da equação polinomial do segundo grau, sem qualquer referência a Bhaskara, que foi um matemático e astrônomo indiano do século XII, e autor do livro Lilavat. A descoberta da fórmula costuma ser atribuída aos babilônios antigos, e sua formalização ao matemático persa.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »