TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contigencial

Ensaios: Teoria Contigencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  487 Visualizações

TEORIA CONTINGENCIONAL

A palavra contingência significa algo incerto ou eventual que pode suceder ou não.

Na teoria da contingência nada e absoluto nos princípios gerais da administração tudo e relativo, não se alcança à eficácia organizacional, ou seja, não existe uma única e melhor forma para organizar no sentido de alcançar metas e objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

As condições de ambiente na teoria da contingência e que causam a transformações no interior das organizações, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influencia total do ambiente sobre a organização, com o argumento que a organização e ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a empresa, isto e, a tecnologia existente no ambiente. Mas de qualquer maneira e o ambiente que conduz a vida da organização. De todas as teorias administrativas, a abordagem contingencional enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.

A partir de varias pesquisas feitas em empresas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes surgiu à teoria da contingência.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com