TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da ADM

Trabalho Universitário: Teoria Da ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. Surgimento da Teoria da Adm. 03

2. As razões que fizeram surgir as teorias clássicas, burocráticas e estruturalista 05

3. Teoria das relações humanas e comportamental 06

4. Confrontando os textos 06

5. Teorias 07

6. Implicações éticas 08

7. Definição de pensamento sistêmico 09

8. Definição de liderança 10

9. Quadro comparativo 11

10. Conclusão 12

11. Bibliografia 13

O SURGIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO HUMANÍSTICA

A teoria da Administração surgiu após a Revolução Industrial por volta de 1780 a 1840, gerando várias mudanças sociais e políticas, com a produção de máquinas e recomendando a divisão de trabalho mecânico, facilitando a mão de obra e reduzindo custos de produção e originando fábricas dentro das organizações.

Por volta do século XIX, Frederyck Taylor desenvolveu o primeiro modelo de Administração, chamando de Teoria Cientifica, defendendo o processo de produção, da divisão de tarefas e das ordens hierarquias.

Para Taylor para colocar em prática a sua Teoria da Administração Cientifica, precisava de alguns principios alcançar seus objetivos de reduzir custos com máxima produção, eficiencia e satisfação dos trabalhadores dentro das organizações.

• Seleção Cientifica do funcionário, ou seja, o mesmo deve exercer funções a qual ele está com facilidade de aprender as tarefas.

• Tempo, não ultrapassar horario, pois ele estará cansado e não produzirá.

• Incentivo salarial e trabalho em conjunto, o funcionario recebe de acordo com o que produz, assim a empresa remunera o funcionario a medida que ele produz mais.

• Divisão de tarefas, supervisão de departamentos, para controlar o trabalho dos funcionários.

• Enfase e eficiencia, aplicando a administração, pois é um estudo que compreende o tempo e os métodos executados pelos trabalhadores.

Surgiu assim um Frances, Henry Fayol, por volta de 1916, para complementar as idéias de Taylor, com mais 14 principios básicos da administração que chamamos de Teoria Clássica, são elas:

• Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalencia dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espirito de corpo.

A reação humanistica, houve um forte impacto na teoria classica, por causa da forma autocrática, o que mais contribuiu foi a relações humanas, dentro de um ambiente de trabalho.

De acordo com o pensamento do texto mensionado “Organizações Mecanicisticas e Organizações Flexiveis”, fazendo uma análise critica digamos que foi relevante devido a importância do mercado que exige profissionais flexiveis e adaptaveis.

Segundo Fayol, Taylor e Weber viram a necessidade de algumas mudanças em decorrência da Revolução Industrial, nos seus métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem na mão de obra evitando desperdicíos.

Taylor verificou falhas no processo produtivo decorrente a baixa produtividade, ele precisava criar um metodo racional, ferramentas que permitiam o trabalho de produção mais rápido, e o surgimento de gerencias onde centralizava as decisões das tarefas a serem realizadas pelos trabalhadores. Taylor aprovava o plano incentivo salarial, pagamento por produção, mas foi criticado e considerado o maior inimigo dos trabalhadores.

Outra critica marcante mencionado o texto fala, com o uso de máquinas dentro das organizações, reduziu os trabalhadores a agirem, ou seja, não sendo permitidos usar o seu raciocinio para executar as tarefas, com isso não desenvolvem sua capactação de crescimento pessoal.

As Teorias Cientifícas e Classicas se completam, pois exigem uma aliança entre a produtividade e a capacidade humana dos trabalhadores, juntando a racionalização da produção capitalista com as sugestões dos trabalhadores.

AS RAZÕES QUE FIZERAM SURGIR AS TEORIAS CLÁSSICA, BUROCRÁTICA E ESTRUTURALISTA

A Teoria Classica surgiu com enfase na estrutura das organizações, o objetivo era buscar eficiencia em todas as partes envolvidas dentro da organização, seja ela orgãos (seções ou departamentos) ou pessoas (funcionários), se preocupava com o método de trabalho formal.

A Teoria Burocrática surgiu como o nome já diz “burocracias” para regularizar as rotinas dentro da organização, ou seja, documentos exigidos fazendo com que sejam feitas com o minimo detalhe, impedindo soluções rápidas dos departamentos, sendo inviavel na prática. Essa teoria tem as seguintes caracteristicas:

• Caracter legal que consiste as normas e regulamentos, caracter formal de comunicação, caracter racional por causa da divisão de trabalhos, hierarquia e autoridade, rotinas padronizadas, competencia, profissionalização.

A Teoria Estruturalista surgiu formando uma unidade social, resolvendo problemas da teoria Buracrática, considerando a organização um só aspecto em uma só estrutura, tendo a visão de analisar as influências externas de uma organização e o impacto internos, multiplicados entre elas, formando grupos sociais com interesses que podem ou não ser divergentes. As caracteristicas desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com