TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da ADM

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Hierarquia das Necessidades Um dos principais teóricos da motivação é o psicólogo Abraham Maslow, responsável pela teoria da hierarquia das necessidades, que oferece a primeira explicação a respeito das necessidades internas e seu papel na motivação. De acordo com essa teoria, o comportamento individual é motivado por estímulos internos, que ele chama necessidades, que são estados de carência ou privação.

Teoria ERC Outro psicólogo, Clayton Alderfer, modificou ligeiramente a teoria motivacional de Maslow, buscando sua validação empírica. O autor também concordava que as pessoas se motivavam de acordo com uma hierarquia de necessidades e se movimentavam para cima ao longo da hierarquia. Alderfer propôs três categorias de necessidades:

- Necessidades existenciais: estão relacionadas com o bem-estar físico e correspondem aos níveis baixos da hierarquia de Maslow.

- Necessidades relacionais: correspondem a relações interpessoais satisfatórios.

- Necessidades de crescimento: referem-se ao desenvolvimento do potencial individual, crescimento pessoal e melhoria da competência.

Alderfer sofisticou a teoria de Maslow ao enfatizar que, quando as necessidades de níveis hierárquicos mais altos são frustradas, as necessidades inferiores retornam, mesmo que tenham sido satisfeitas anteriormente, definindo o princípio de frustração - regressão.

Teoria dos Dois Fatores Frederick Herzberg foi responsável por desenvolver, ainda na década de 1950, outra influente teoria motivacional, conhecida como a teoria dos dois fatores da motivação. Com base em ampla pesquisa de campo, o autor observou que os fatores responsáveis pela motivação eram substancialmente diferentes daqueles que determinavam a insatisfação e a desmotivação no trabalho.

Teoria das Três Necessidades Uma teoria mais contemporânea de conteúdo é a das três necessidades, desenvolvida por David McClelland. O autor baseou-se no modelo de John Atkinson, que relaciona o comportamento a três impulsos básicos:

- Necessidades de realização: relativas ao desejo de alcançar metas difíceis, realizar tarefas desafiadoras e complexas e superar os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com