TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adm

Trabalho Escolar: Teoria Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Com a elaboração desta ATPS procuramos entender melhor o surgimento das Teorias da Administração como um evento social que acompanha a própria evolução humana, sua habilidade, antecedente histórico e características marcantes das teorias propostas pelos percussores da administração.

Premissa Teorias da Administração

Não a duvidas de que a administração é uma habilidade humana, habilidade que foi adquirida com o tempo devido à necessidade de organização nos negócios e com o tempo foi sendo analisada de modo coerente e sistêmico. Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. A administração e o modo como se conduz as atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não. Existem três tipos de habilidades que compõe a habilidade humana: a habilidade técnica, a humana e a conceitual:

Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes.

A administração é a maior responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo experimentou no século passado e promete ficar no futuro. Nos dias de hoje, a administração figura como a única que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial.

Ao longo da historia da humanidade, a administração se desenvolveu com uma lentidão. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Nos tempos atuais, a sociedade típica dos países desenvolvidos e uma sociedade pluralista de organizações, onde a maior parte das obrigações sociais e confiada a organizações que são administradas por dirigentes para se tornar mais eficientes e eficazes. No final do século XIX a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas e predominavam as pequenas oficinas, artesões independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos etc. O trabalho sempre existiu na historia da humanidade, mas a historia das organizações e da sua administração e um capitulo que teve o seu inicio há muito tempo.

Influencias dos filósofos e cientistas

A administração recebeu influencia da filosofia, desde os tempos da antiguidade. O filosofo Sócrates em sua discussão com Nicomaquides, expõe o seu ponto de vista sobre administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão discípulo de Sócrates analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A república expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

Aristóteles no livro Politica, sobre a organização do estado, distingue as três formas de administração publica: Monarquia ou governo de um só; Aristocracia ou governo da elite; e Democracia ou governo do povo.

A escola da administração cientifica teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

A moderna administração surgiu quando dois engenheiros publicaram suas experiências, uma era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola Da Administração Cientifica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O outro engenheiro era francês, Henri Fayol (1841-1925) que veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios geraisda administração. Embora esses precursores da administração jamais tenham se comunicado entre si e seus pontos de vista sejam diferentes, ate mesmo opostos, o certo e que suas idéias se complementam, razão pela qual suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas deste século no panorama da administração das empresas.

A partir desses dois pioneiros, a pequena historia da administração moderna pode ser assim resumida nas seguintes teorias ou escolas que lhes sucederam:

a. Teoria da Administração Cientifica: desenvolvida por engenheiros americanos, seguidores de Taylor. Preocupavam-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos operários.

b. Teoria Clássica da Administração: desenvolvidas por seguidores de Fayol, preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente a escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada mais com a administração por objetivo.

c. Teoria das Relações Humanas: desenvolvida a partir de 1940, nos estados unidos. Preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal. Mais recentemente, esta escola ressurgiu com novas ideias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional, preocupada mais com o comportamento global da empresado que propriamente com o comportamento de pessoas ou de grupos sociais tomados isoladamente.

d. Teoria Estruturalista: desenvolvida a partir de 1950 preocupada em inteirar todas as teorias das diferentes escolas acima enumeradas. A escola Estruturalista teve inicio com a teoria da burocracia com Max Weber.

e. Teoria de Sistemas: desenvolvidas a partir de 1970. Passou a abordar a empresa como um sistema aberto em continua interação com o meio ambiente que o envolve.

f. Teoria da Contingência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com