TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adm Classica

Monografias: Teoria Da Adm Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O seguinte trabalho vem apresentar a “Evolução do Pensamento Administrativo” e têm como referência, os pressupostos teóricos abordados pela administração cientifica (Taylor), administração clássica (Henri Fayol), teoria das relações humanas (Elton Mayo).

Esta pesquisa mostra os aspectos das teorias administrativas desenvolvidas ao longo dos anos. Focando o melhor desempenho da empresa MTU do Brasil LTDA, citada neste trabalho, a qual fora observada em sua rotina o emprego de diversos conceitos das teorias administrativas em questão, e outros conceitos que poderiam ser agregados ou aperfeiçoados à equipe. A empresa MTU do Brasil fundada no ano de 1909, em Friedrichshafen na Alemanha por Count Von Zeppelin Ferdinand e Wilhelm Maybach e Karl Maybach, nomes de grande importância para historia dos motores a diesel. Trata-se de uma empresa que atua no ramo de Indústria, na fabricação de motores e turbinas, peças e acessório, exceto pra aviões e veículos rodoviários, atendendo pessoas físicas e jurídicas.

Com o objetivo de identificar e aplicar os métodos na teoria da administração, como pode favorecer a organização, aprofundando a visão da necessidade individual e da equipe. Analisando as instruções e condutas das variadas abordagens administrativas, foi possível compreender as etapas dos trabalhos dentro da organização, a estruturação estabelecida e as consequências dos modelos adotados.

Os temas serão expostos sobre a atual situação da empresa em comparação á concorrência e os pontos de melhoria, baseados em referências bibliográficas, tendo sempre em mente o objetivo de trazer qualidade de serviço para seus clientes e qualidade de trabalho aos seus colaboradores, refletindo a otimização dos lucros.

1. Revisão Conceitual

1.1 TEORIA CIENTÍFICA

Segundo Chiavenato(2001) Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração. Taylor nasceu em 20 de março de 1856, na Filadélfia– EUA. Desde cedo Frederick foi educado com princípios rígidos dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica.Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica. Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.

De acordo com a obra de Antônio Ribeiro(2003) Inicialmente, Taylor cuidou apenas de processos. Depois, tratou de estabelecer princípios destinados a generalizar aquilo que obtivera por meio de experimentações. Nessa fase, evidenciaram-se apenas três:

1 – Atribuir a cada trabalhador a tarefa mais elevada possível, de acordo com as suas aptidões.

2 – Solicitar a cada trabalhador produção igual ou maior que o padrão estabelecido (produção de um trabalhador hábil, não excepcional, da sua classe e no9 horário normal de trabalho).

3- Atribuir aos trabalhadores tarifas diferentes de remuneração por unidades produzidas, tarifas essas que seriam satisfatórias apenas para os trabalhadores que cumprissem o padrão estabelecido, e mais ainda para os que excedessem esse padrão.

Antônio Ribeiro(2003) Taylor estava Empenhado em auxiliar os operários a alcançar o máximo de produção/remuneração com o mínimo de esforço, Taylor passou a empregar na prática o estudo dos tempos e movimentos que iria fazer, mais tarde, a fama dos Gilberth. Na fase seguinte, emergiram os seguintes princípios:

Substituir, no trabalho, a improvisação e a atuação empírico-prática pela científica.

Escolher os trabalhadores e prepará-los para produzirem mais e melhor.

Controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas cientificamente.

Distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades: de um lado, o preparo, o planejamento e o controle do trabalho; de outro, a execução.

Segundo Antônio Ribeiro(2003) A esses quatro princípios explícitos juntam-se, na obra de Taylor, no mínimo outros onze, implícitos, muitos dos quais são desdobramentos dos anteriores:

1.Estudar cuidadosamente cada trabalho, antes de lhe fixar o modo de ser executado.

2. Estudar o trabalho dos operários, decompô-lo nos seus movimentos elementares e cronometrar cada um deles, pata eliminar os movimentos inúteis e aperfeiçoar os úteis.

3. Selecionar cientificamente os trabalhadores (princípio que preparou terreno para o aparecimento da psicotécnica).

4. Dar aos trabalhadores instruções técnicas sobre como trabalhar.

5. Separar as funções de preparação e as de execução, dando-lhes atribuições precisas.

6. Especializar e treinar os agentes nas respectivas atribuições, tanto na preparação e no controle do trabalho quanto na execução.

7. Prepara a produção, estabelecendo excelente remuneração para quando forem atingidos ou ultrapassados os padrões estabelecidos.

8. Padronizar os utensílios a serem usados.

9. Dividir entre a empresa, diretores, executantes e consumidores as vantagens que resultarem do aumento da produção.

10. Controlar a execução do trabalho, para corrigi-lo, aperfeiçoá-lo e premia-lo.

11. Classificar, de forma prática e mnemônica, os equipamentos, os processos e os materiais a serem empregados ou produzido, de forma a facilitar sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com