TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração II

Monografias: Teoria Da Administração II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

1) [...] “sem teoria não há ciência”, (BUNGE1980). Justifique. ( 2 pontos)

De acordo com Bunge (1980), “sem teoria não há ciência” pois toda ciência é um estudo de relações que explicam verdade, a teoria cumpre a função de sistematizar o saber a partir de um corpo de enunciados e princípios articulados e autônomos, a partir de linguagem própria. Para Popper (apud BRUYNE, 1977, p. 102), “[...] as teorias são redes estendidas para capturar o que chamamos o mundo para racionalizá-lo, explicá-lo e dominá-lo”. A teoria é fruto da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela, portanto, é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. É um instrumento da ciência, na medida em que orienta e restringe a amplitude dos fatos estudados, possibilita esquema conceitual para interpretação e análise dos fenômenos, resume os fatos em generalizações empíricas e em sistemas de generalizações, prevê fatos e aponta lacunas do conhecimento em si.

2) A teoria encontra no paradigma o seu ponto de sustentação, no âmbito da comunidade científica. Explique o significado de paradigma.( 2 pontos)

Paradigmas são modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar as pessoas a lidar com diferentes situações. De acordo com Kuhn (1990, p. 55), trata-se de “[...] um modelo ou padrão aceitos e cumpre função de gerar harmonização dos fatos com a teoria e de sua articulação com a teoria”.

3) No campo das ciências, os paradigmas, como instrumentos com função consultiva, podem ser alinhados em quatro grupos de referências. Descreva-os. (2 pontos).

- Positivismo: foi um pensamento doutrinário sistematizado pelo francês Auguste Conte que diz que o processo social segue três estágios: o teológico-primitivo, o metafísico-intermediário e o positivo-verdade científica. O estágio positivo possibilita a descoberta de conhecimentos confiáveis acerca das ciências e de sua aplicação em melhorias da vida associada (LACOMBE, 2004). A especificidade do quadro positivista, no campo das ciências sociais, é a pesquisa, segundo Bruyne (1977) através da observação de dados da experiência, das leis gerais que regem os fenômenos sociais. O positivismo tem como escopo a dedução de princípios embasados na observação de regularidades.

- Compreensão: tem como foco a demonstração das significações internas dos comportamentos, a partir do estudo de objetos singulares (BRUYNE, 1977).

- Funcionalismo: em contraposição ao enfoque da compreensão, o funcionalismo estuda as formas duráveis da vida social e cultural, produtos de uma institucionalização: os papéis, as organizações etc. (BRUYNE, 1977). É comum, nos estudos funcionalistas, a aplicação de análises de cunho comparativo na busca da identificação de relações e inter-relações dos sistemas e seus meios. A grande contribuição do funcionalismo, no campo das ciências sociais, reside na exposição das contradições internas que ocorrem nos sistemas sociais.

- Estruturalismo: tem sua essência na busca das propriedades intrínsecas das palavras. Portanto, ao estudarmos as correntes do pensamento da Administração, estaremos estabelecendo relações e contextualizações das abordagens com os paradigmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com