TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Admnistracao

Ensaios: Teoria Da Admnistracao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  6.239 Palavras (25 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 25

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Sobral-CE

26/10/2011

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................................04

Resumo...........................................................................................................................05

Abstratc..........................................................................................................................06

ETAPA 01

AULA –TEMA:

Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração.......................................................................................07

ETAPA 02

AULA- TEMA :

Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Abordagem Humanística da Administração.......................................................................................11

ETAPA 03

Aula-tema: Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração ...........................................................................................15

ETAPA 04

Abordagens Sistêmica e Contingencial da Administração; Novas abordagens da TGA.....................................................................................20

Considerações finais .................................................................................29

Referências Bibliográficas .....................................................................30

INTRODUÇÃO

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida no PLT- INTRODUÇÃO A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO -e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valoressobre o tema estudado.

A administração, também chamada gerenciamento ou gestãode empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Este estudo foi feito em grupo, através de debates, diálogos e reflexões sobre o tema abordado- TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO, onde a opinião de cada membro foi respeitada. Está organizado por itens : Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração, Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração, Abordagens Comportamental e Sistêmica da Administração, Abordagens Sistêmica e Contingencial da Administração; Novas abordagens da TGAque caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento do conhecimento adquirido durante toda a pesquisa.

RESUMO

Nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias. Além do mais, é oportuno salientar que a teoria administrativa formula suas proposições em função de duas condicionantes básicas: o tempo (história) e o espaço (distância).

O estudo em cada aula e pesquisa fez parte do aprofundamento sobre o assunto- Teoria da Administração. A expectativa foi sendo superada no decorrer dos encontros, das pesquisas e dos diálogos entre os membros da equipe.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

Paraentendermos um pouco de administração, o programa sugere que iniciemos pelos antecedentes históricos da administração.A historia registra alguns acontecimentos em determinados lugares que serviram de base na compreensão.

A revolução Agrícola, revolução urbana marcaram alguns momentos. Através dos slides tivemos a oportunidade de ver os costumes e o modo de vida de alguns povos como; egípcios,chineses,gregos e romanos.

O aprofundamento do tema proporcionou um entendimento maior e preciso entre os membros da equipe, pois a cada pesquisa e discussão chegávamos a uma conclusão coerente.

ABSTRACT

Never administrative theory has become so indispensable to the success of the administrator and organizations. The constant need for innovation and renewal, the search for flexibility and agility to deliver change and transformation, the adoption of new ideas. Moreover, it is worth noting that the administrative theory formulates his propositions in terms of two basic constraints: time (history) and space (distance).

The study and research in each class was part of the deepening on the subject-Theory of Directors. The expectation was surpassed during the meetings, research and dialogue among team members.

The need to organize establishments born with the industrial revolution brought professionals from other older fields mature and to seek solutions to specific problems that did not exist before. So the research of special methods to manage these new developments gave rise to the rudiments of the science of administration.

To understand a bit of administration, the program suggests that we start by the historical background of the administration. The

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com