TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Causalidade Adequada

Ensaios: Teoria Da Causalidade Adequada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

TEORIA DA CAUSALIDADE ADEQUADA 2

1. INTRODUÇÃO 2

2.1 CONCEITO E HISTÓRIA 3

2.2 DIFERENÇA ENTRE CAUSA E CONDIÇÃO 4

2.3. CRITÉRIO PARA SOLUÇÃO 5

2.4 CRÍTICAS 6

3. CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIAS 8

2

TEORIA DA CAUSALIDADE ADEQUADA

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos analisar o desenvolvimento da teoria da causalidade adequada que pertence àsteorias do nexo causal, onde vamos identificar o seu conceito, a sua história observando a diferença entre causa e condição, buscando investigar os critérios de solução que a teoria apresenta para o ordenamento jurídico quanto imputabilidade penal.

2.1 CONCEITO E HISTÓRIA

Na tentativa de sistematizar o direito penal como forma de oferecer um contrapontoà arbitrariedade e àdiscricionariedade até então existentes no que diz respeito ao papel do Estado no controle social foi desenvolvida no final do século XIX “a Teoria da causalidade adequada” e o fundador foi médico e estudioso de lógica Johannes Von Kries e conta com muitos defensores, como Francisco Muñoz Conde e Mercedes Garcia Arán.

Segundo a teoria da causalidade adequada, “um resultado somente poderá ser considerado causado por um comportamento humano quando este tiver sido idôneo à sua produção”. A ação, apenas terá a qualidade de causa quando for adequada à produção do evento, devendo esta aferição de adequação se dar por meio de um juízo exante póstumo, o denominado “prognóstico objetivo posterior” (FILHO, 2007, p. 17). Nas lições de Filho (2007, p. 17), o juiz, terceiro imparcial, adotando a teoria dacausalidade adequada,“após conhecer o evento concreto no processo, deveelaborar um juízo de adequação, objetivo, observando o fato como se estivessepresente no momento anterior à sua realização”.Em apertada síntese, a teoria dacausalidade adequada “considera causa do evento apenas a ação ou omissão doagente apta e idônea a gerar o resultado” (MARZAGÃO, 2004, p. 1).

2.2 DIFERENÇA ENTRE CAUSA E CONDIÇÃO

Ateoria da condição adequada peca pela imprecisão, pois seria muito difícil dizer o que é causa e o que é condição. Para a referida teoria, só é causa a condição adequada para a produção do resultado, fazendo, portanto, a distinção entre causa e condição.

Nateoria da condição adequadaa causa é a condição mais eficiente para a produção do resultado, ou seja, aquela adequada para a produção do resultado.

2.3. CRITÉRIO PARA SOLUÇÃO

A teoria da adequação também permite a apropriada eliminação de nexos causais totalmente incomuns, ou seja, evita o regressus ad ifinitum da teoria da equivalência, pois retira fatos passados absurdos para o caso concreto, como por exemplo, a relação sexual do casal que gerou o criminoso.

Após passar, ao longo do tempo, por reparos, a teoria da adequação traz a afirmativa de que uma condição é adequada se a mesma aumentou a possibilidade do resultado de modo relevante, é dizer, se realmente a conduta realiza um resultado dado.

No que se refere ao juízo de imputação realizado pela teoria da causalidade adequada, oportuna se mostra o seguinte excerto:

[...] a teoria da causalidade adequada além de estabelecer a relação de causalidade, estabelece uma base mais adequada para a imputação, ainda que não possa converter-se, simplesmente nela. É que, embora a teoria da adequação tenha razão em seus postulados, ela não é uma teoria da causalidade, mas sim uma teoria da imputação, já que não maneja simplesmente os elementos causa-efeito, e sim os valora, já que ela não se limita a analisar se há ou não relação de causalidade, mas procura determinar se esta relação é ou não relevante para o direito (BUSATO, 2008, p. 25).

Pode-se concluir, que a causa é a condição mais adequada para produzir o resultado e o diagnóstico está na cabeça do juiz, não na mente do sujeito eque a teoria da causalidade adequada é importante na preparação do terreno para o surgimento da teoria da imputação objetiva, ou, pelo menos, para o surgimento de critérios objetivos de imputação.

2.4 CRÍTICAS

Embora merecedora também de elogios por diferenciar as causas de determinadoresultado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com