TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De ADM

Artigo: Teoria De ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo mostrar o quanto a administração vem se desenvolvendo desde a revolução industrial, onde houve uma grande necessidade de estudar novas formas de gerenciamento. Foram realizados diversos estudos onde o conceito administrativo tem um novo enfoque. Analisando esses estudos pode-se dizer que a partir daí surgiram os principais formadores das teorias que as organizaram em escolas, como foi definido por Maximiano (2000) e tem a mesma linha de pensamento de outros autores que utilizam o mesmo enfoque. Para compreender as organizações e desenvolver o pensamento administrativo como é hoje, é preciso entender a Teoria Clássica que foi o ponto de partida para a administração como é hoje.

ABSTRACT

This work aims to show how the administration has been developing since the industrial revolution, where there was a great need to study new forms of management. Have been several studies where the administrative concept has a new focus. Analyzing these studies can be said that from there emerged the main tributaries of the theories that have organized in schools, as defined by Maximian (2000) and has the same line of thought of other authors using the same approach. Organizations to understand and develop the management thought as it is today, one must understand the Classical Theory which was the starting point for the administration as it is today

1. INTRODUÇÃO

No início da Revolução Industrial houve uma grande necessidade das empresas estudarem novas formas de exploração e gerenciamento. A partir desses estudos o conceito administrativo tem ênfase em um enfoque específico a uma característica particular da organização e analisando esses pensamentos podemos dizer que se deu inicio aos formadores das Teorias da Administração. Essas teorias foram agrupadas em Escolas, como definido por Maximiano (2000) e tem a mesma linha de pensamento ou de autores que utilizam o mesmo enfoque. O surgimento e a evolução das Teorias da Administração e suas principais características tiveram como ponto de partida a Teoria Clássica, tendo em vista que a mesma serviu de base a todos os pensamentos anteriores. Na abordagem do tema notamos a importância do mesmo para que possamos entender sobre as organizações e assim construirmos o pensamento administrativo atual, que exige profissionais competitivos, ecléticos, flexíveis e adaptáveis.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 SURGIMENTO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Ao longo da história da humanidade, a Administração se desenvolveu de forma muito lenta. Somente a partir do século XX é que a Administração começa a ganhar seu espaço de forma notável.

Com a chegada da Revolução Industrial destacou-se um novo modelo de produção, tendo como as principais características o trabalho coletivo, a mão de obra descontrolada dos operários no processo de produção, o surgimento da oferta e demanda de trabalho, havia a necessidade de produção em alta escala principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia urgência em organizar e controlar tal produção.

Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotava normas próprias de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

Com este novo conceito as fábricas exigiam dos trabalhadores, o trabalho em massa dos operários, ou seja, os mesmos eram obrigados a produzir em alta escala, exigida pelas fábricas, com essa nova demanda de trabalhadores, acaba surgindo à preocupação das fábricas em organização e disciplina.

Em virtude dessas necessidades originaram-se os modelos clássicos da administração.

2.2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA

É a ênfase na estrutura Organizacional, pela busca da máxima eficiência. Tem como principal objetivo buscar maior produtividade, conhecimentos, prática do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

Quadro 1 – Teoria Clássica

(MAXIMIANO, 2000)

Criação dos princípios básicos para uma boa administração dando ênfase na divisão do trabalho da autoridade e responsabilidade visando aumento da produtividade e evitando o desperdício.

(CHIAVENATO, 2004)

A divisão do trabalho conduz à especialização e à diferenciação das tarefas. O objetivo é que as organizações com maior divisão do trabalho seriam mais eficientes do que aquelas com pouca divisão do trabalho.

Fonte: Elaborado pelos autores

TEORIA DA BUROCRACIA

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Quadro 2 – Teoria da Burocracia

(MAXIMIANO, 2000)

Decisões são tomadas em função de interesses pessoais, o funcionário utiliza a organização para objetivo de seus interesses pessoais e provoca males como nepotismo e corrupção.

(CHIAVENATO, 2008)

Caráter racional, moderno e protestante era a divisão daquela época, as organizações em processos de mudanças sociais e religiosas quando se tratava de um homem capitalista.

Fonte: Elaborado pelos autores

TEORIA ESTRUTURALISTA

O surgimento da teoria estruturalista foi o verdadeiro desdobramento da teoria da burocracia e aproximação da teoria relação humana de forma que ajuda as necessidades individuais com objetivos das organizações.

Quadro 3 – Teoria Estruturalista

(CHIAVENATO, 2000)

A preocupação como um todo na formação de profissionais em suas funções, recompensa salarial em diferentes tipos de organizações.

(CARAVANTES, 1998)

A abordagem estruturalista pode ser definida como uma tentativa de reunir aspectos relevantes da abordagem Clássica (formal) e da abordagem humanística (informal) dentre outros fatores.

Fonte: Elaborado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com