TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Sistemas De Administração

Ensaios: Teoria De Sistemas De Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 12

1 - TEORIA DE SISTEMAS

No século XVII, houve uma evolução considerável nos campos de estudos das ciências relacionadas com a Física, Mecânica e da Matemática, sendo que os pressupostos (métodos, conceitos e suposições) utilizados por estas ciências passaram a ser utilizados pela humanidade para analisar os fatos sociais, rejeitando a partir daí a Teologia, o misticismo e outras formas de interpretação.

O uso deste Modelo Mecânico de interpretação social, visualiza a sociedade como uma espécie de máquina complexa, cujas ações e processos podem ser analisadas na ação recíproca das causas naturais, na identificação dos elementos componentes e suas inter-relações, bem como, a relação de causas e efeitos entre os inputs e os outputs.

Da mesma forma, no progresso da Biologia, séculos após, inspirou-se o Modelo Orgânico da sociedade, tratando-se do princípio da mútua dependências entre as partes, assemelhando-se a sociedade a um organismo vivo.

Abreviando as evoluções ocorridas, em 1950, o biólogo Ludwig Von Bertalanffy procura através da proposição da denominada Teoria dos Sistemas (T.G.S.), uma conceituação geral que unisse e fundamentasse os diversos campos da ciência. Em seu livro “TEORIA GERAL DOS SITEMAS”, lança os pressupostos básicos da teoria:

• Há uma tendência para a integração das várias ciências naturais e sociais;

• Tal integração parece orientar-se para uma teoria dos Sistemas;

• Essa teoria pode ser um meio importante de objetivar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente nas ciências sociais;

• Desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências, essa teoria se aproxima do objetivo da unidade da ciência; e

• Isso pode levar a uma integração muito necessária na educação científica.

A abordagem sistêmica não lança novos elementos formadores de uma ou de diversas ciências, mas sim uma nova forma de encará-las. Analisá-las sob o enfoque sistêmico não as modifica; resume-se a observá-las sob um mesmo prisma.

Portanto, o “Moderno Enfoque de Sistemas” procura desenvolver:

• uma técnica para lidar com a amplitude das empresas;

• um enfoque interativo do todo, o qual não permite a análise em separado das partes do todo, em virtude das intrincadas inter-relações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo; e

• o estudo das relações entre os elementos componentes, em preferência ao estudo dos elementos entre si, destacando-se o processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica.

Podemos definir que:

“Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”

1.1 ELEMENTOS DE UM SISTEMA

ENTRADAS SAÍDAS

CON TROLE

&

AVALI AÇÃO

FEEDBACK

(RETROALIMENTAÇÃO)

OBJETIVOS

É a razão da existência do sistema, isto é, a finalidade para a qual o sistema foi criado.

ENTRADAS

As entradas do sistema, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema o material , a energia e a informação para a operação ou processo, o qual gerará determinadas saídas do siatema que devem estar em sintonia com os objetivos anteriormente estabelecidos;

PROCESSO

O processo de transformação do sistema, que é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Este processador é a maneira pela qual os elementos componentes interagem no sentido de produzir as saídas desejadas;

CONTROLES E AVALIAÇÕES

Os controles e avaliações do sistema, principalmente para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. Para realizar o controle e a avaliação de maneira adequada, é necessária uma medida do desempenho do sistema, chamada padrão;

RETROALIMENTACÃO

A retroalimentação, ou realimentacão, ou feedback do sistema, que pode ser considerado como a reintrodução de uma saída sob a forma de informação. A realimentacão é um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação incorporando o resultado da “ação resposta” desencadeada por meio de nova informação, a qual afetará seu comportamento subsequente, e assim sucessivamente. Essa realimentacão é um instrumento de regulação retroativa ou de controle, em que as informações realimentadas são resultados das divergências verificadas entre as respostas de um sistema e os parâmetros previamente estabelecidos. Portanto, o objetivo do controle é reduzir as discrepâncias ao mínimo, bem como, propiciar uma situação em que esse sistema se torna auto-regulador.

1.2 CONCEITOS BÁSICOS

AMBIENTE DE UM SISTEMA É O CONJUNTO DE ELEMENTOS QUE NÃO PERTENCEM AO SISTEMA, MAS QUALQUER ALTERAÇÃO NO SISTEMA PODE MUDAR OU ALTERAR OS SEUS ELEMENTOS E QUALQUER ALTERAÇÃO NOS SEUS ELEMENTOS PODE MUDAR OU ALTERAR O SISTEMA.

MERCADO DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com