TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dirigida A Aprendizagem

Artigos Científicos: Teoria Dirigida A Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Dirigido de Aprendizgem

Aula 4 – Atividade 02:

a) Considerando as partes destacada do texto “Globalização e Exclusão”, discuta, elencando alguns pontos negativos da globalização para o desenvolvimento das economias nacionais.

R: A globalização acabou com a nacionalidade dos produtos e aumentou ainda mais a febre do consumo. Os produtos nacionais perderam muito o poder de competição e várias indústrias diminuíram seus faturamentos. Consequência inevitável disso: desemprego.

. A globalização está transformando o planeta terra numa ação única, ignorando as fronteiras que delimitam seus territórios. É difícil imaginar o mundo como um país unificado, porque as implicações políticas, culturais, religiosas e étnicas dessa unificação não são fáceis de ser administradas. Mas o que se observa, na prática, é que muitas fronteiras estão perdendo sua razão de ser.

b) Utilize o discurso do texto “Humanização do Desenvolvimento Mundial”, e fundamente a interligação entre os fenômenos da globalização, da sociedade de consumo e do esgotamento dos recursos naturais.

R: A sociedade globalizada traz muitos problemas, mais somente pras classes mais pobre dela, q tem sua mão de obra explorada ao máximo com uma grande jornada de trabalho e pouca remuneração. Ou os recursos naturais de sua região com exploração máxima, pessoas são contaminadas por insumos e são forçadas a desapropriar terras, terras q sao usadas para produzir carne, grãos ou minerais para exporta e suprir a produção e a massa consumista estrangeira. O problema é que a globalização é vantajosa para a classes dominantes, a minoria!

Aula 5 – Atividade 02:

a) Com base no texto acima, descreva o papel das Conferências de Bretton-Woods para o desenvolvimento da hegemonia norte-americana.

R: As conferências de Bretton Woods, definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em Julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre Nações-Estado independentes.

b) Porque a criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional foram essenciais para a expansão do neoliberalismo.?

R: Se, por um lado, a dominação militar estava assegurada pela supremacia dos Estados Unidos na fase final da Segunda Guerra, por outro “a liderança do conjunto dos Estados Aliados demandaria a criação de instituições que contribuíssem para a construção do processo de identificação dos interesses particulares dos EUA como equivalente ao interesse geral”. Nesse sentido, a participação do Banco Mundial foi inestimável.

c) Quais as decisões da Convenção influenciaram a formação moderna do sistema financeiro internacional?

R: Dentre as mais importantes medidas estavam o estabelecimento de mecanismos de ajuste das taxas de câmbio, a adoção de controles de movimentos de capital, principalmente os de curto prazo, o que evitaria a ação de especuladores; e a criação do Fundo Monetário Internacional, para financiar os desequilíbrios de balanço de pagamentos dos países deficitários.

d) No seu entendimento, qual o ponto-chave para que um país se estabeleça como economia dominante no mundo?

R: O crescimento econômico é a mola propulsora do todo. Sem este crescimento torna-se impossível a existência de produtos básicos para o consumo da população, bem como a base financeira necessária – tanto de capital público quanto privado – para emprego nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Aula 6 – Atividade 02:

a) A partir do texto do Box 8 e da leitura das fontes de pesquisa sugeridas, busque compreender:

* Os objetivos gerais da ONU;

R: Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;

Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;

Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;

Criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com