TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Aprendizagem

Trabalho Escolar: Teorias Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Catiana Paula Farias Ra: 401811

Eliane Costa Loiola Ra: 401812

Gerserlandia Moura Santos Ra: 391617

Jacinta Mônica Ferreira Gomes Ra: 389923

Luiz Gonzaga Duarte da Silva Ra: 401862

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

SOBRAL – CE

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SOBRAL /CE

3º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Catiana Paula Farias Ra: 401811

Eliane Costa Loiola Ra: 401812

Gerserlandia Moura Santos Ra: 391617

Jacinta Mônica Ferreira Gomes Ra: 389923

Luiz Gonzaga Duarte da Silva Ra: 401862

Atividades de práticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Didática, sob a orientação da Prof.ª. EAD: Profª Maria Clotilde Bastos, Prof.ª – Tutora à Distância: Elisangela da Cruz Siqueira, e, Tutora Presencial: Ilanir Marques, do Curso de Pedagogia Polo – Sobral - CE.

Sumário

1ª ETAPA 4

INTRODUÇÃO 5

CONCLUSÃO 5

2ª ETAPA 6

INTRODUÇÃO 6

DESENVOLVIMENTO 6

O PERFIL DO GESTOR 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 9

3ª ETAPA 9

RODIZIO DE LEITURA 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

4ª ETAPA 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1ª ETAPA

Leitura

Um dos maiores desafios da escola e dos professores é ensinar os alunos a ler e compreender o que leem, ou seja, formar leitores suficientemente competentes. Para vencer este desafio, o professor precisa valer-se de práticas pedagógicas eficazes.

Sendo assim, o trabalho proposto em sala de aula deve ter em vista ensinar o aluno a recorrer a diferentes estratégias diante das mais variadas situações de leitura. Com as estratégias de leitura a criança a despertar o gosto e daí a importância da leitura.

Projeto: O desafio da leitura

2° ano do ensino fundamental

Pretendemos despertar com este projeto o gosto pela leitura, além disso, promover a compreensão e a interpretação de textos, facilitando assim a identificação de gêneros textuais e suas funções.

Objetivos:

• Facilitar a aprendizagem;

• Promover a socialização;

• Identificar os textos;

• Explicitar os conhecimentos;

Cronograma: Período de uma semana em uma hora de aula.

Desenvolvimento: Diferentes tipos de textos impressos em folhas coloridas (fábulas, receitas, diários, autobiografias, biografias, instrucionais, etc.).

Formar grupos de três e distribuir os textos aos grupos. Exploração da leitura da leitura em 2 minutos.Posteriormente explorar a compreensão dos textos, fazendo perguntas: Qual o título do texto? Do que fala o texto? Quantos personagens têm? Qual o gênero do textual?Qual é o ambiente? Qual a finalidade?E fazendo a correção coletiva para a melhor compreensão de todos os alunos.

INTRODUÇÃO

Uma boa leitura faz a competência comunicativa do aluno. A leitura tem grande valor na maneira de falar e se expressar, pois na fala exprime-se conteúdos, combinando sonoridade, entonação e gestualidade.

Ler é antes de tudo um ato de raciocínio.

A leitura compartilhada é um ótimo procedimento de ensino, pois o professor e o aluno participam conjuntamente, trazendo assim a interação entre o professor e aluno.

DESENVOLVIMENTO

Sugerimos que, para despertar o gosto da leitura é necessária a utilização de várias estratégias como, por exemplo, elaboração de textos na forma de folhetos, panfletos, livros, etc., para aproximar as crianças da leitura. Inicialmente é importante pensar em um ambiente característico, ou seja, o cantinho da leitura, em seguida realização da leitura silenciosa e logo após, uma roda de conversa como forma de avaliação prévia nessa interação comunicativa.

CONCLUSÃO

Quando o aluno por sua vez lê bastante, consegue futuramente ordenar, estabelecer relações, conceituar. Sendo assim a leitura é muito importante, porem, ela participa ativamente da reconstrução do conhecimento, além de ajudar nas habilidades operatórias, garantindo uma melhor aprendizagem.

Portanto, um aspecto importante para a leitura eficiente é o conhecimento prévio do leitor sobre o assunto, o gênero, o portador, etc. Então, em sala de aula, os textos devem ser introduzidos por meio de estratégias/questionamentos que mobilizar esses conhecimentos prévios dos alunos. É preciso planejar, buscar novas e diferentes estratégias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A aventura da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com