TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria E Prática Jurídica

Dissertações: Teoria E Prática Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTO DE FATO E DE DIREITO

As ementas produzidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que versam sobre os direitos fundamentais, são redigidas com nexos referêncial de fundamento de fato, porém predominantemente no fato de direito; porque num primeiro momento eles expõe os motivos pelos quais estão requerendo uma retratação e/ou indenização por atos ilícitos e também sendo embasadas em fato jurídico o caracteriza verossímil, além disso, corroboram para a argumentação e conclusão do texto.

È evidente que elaborar uma ementa onde o foco principal é o direito fundamental, direito este assegurado à todo cidadão pela CF (Constituição Federal), é mais preciso e direto quando baseado fundamentalmente no fato de direito, o exemplo é uma jurisprudência favorável votada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que diz respeito à Redução Análoga de Escravidão, crime do artigo 149 do Código Penal; ele expressa todos os fatos que ocasionaram o pedido de crime contra a organização de trabalho, se baseando no fato de direito.

É no fato de direito que predomina a maioria das ementas, pois, é através dele que o argumento se torna mais ou menos convincente.

NARRAÇÃO SIMPLES E NARRAÇÃO VALORADA!

NARRAÇÃO: Consiste em contar uma história, expondo os fatos que ocorreram em determinado tempo de forma minuciosa. Este tipo de texto deve responder as seguintes perguntas essenciais:

O QUE ocorreu, QUEM são os envolvidos, ONDE e QUANDO os fatos ocorreram, COMO a história se desenvolveu e POR QUÊ a causa do acontecimento.

NARRAÇÃO SIMPLES.

È um conjunto de informações que deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial; ela expõe os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo, de forma que apresenta o pedido e recorre a modalizadores.

NARRAÇÃO VALORADA.

È produzida no âmbito jurídico e motivada pelo papel de acusação ou de defesa, está presente nas peças Sentença, Parecer e Acórdão, que sofrem valoração porque nelas se observa a presença de modalizadores.

MODALIZADORES.

È um elemento utilizado com a pretensão de orientar o interlocutor para determinada conclusão.

As narrativas de Sentenças, Pareceres e Acórdãos possuem valoração, embora sejam imparciais; isto porque o modalizador não visa favorecer necessariamente uma parte ou outra; a valoração pode ser feita a favor de ambas as partes, o que cada um trouxer de relevante para resolução da lide será utilizado no relatório, assim como as principais questões levantadas por cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com