TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Naturalista E Contratualista

Monografias: Teoria Naturalista E Contratualista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  8.199 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Naturalista

Podemos dizer que os Naturalistas são aqueles que consideram que a sociedade surge a partir de um acordo mútuo, consensuado e ratificado, mesmo que hipotético, visando sua junção sob os mesmos objetivos.

Entre as teorias mais antigas e os defensores naturalistas, que podemos citar é a de que “o homem é por natureza um animal social, e que é por natureza e não por mero acidente” por Aristóteles que define o homem como um ‘’ ser eminentemente social, que necessita relacionar-se constantemente com outros homens para poder se desenvolver’’, ainda faz referência ao fato do homem não conseguir viver só, e afirma que apenas um ser superior viveria desta maneira, e este seria uma exceção. Segundo Aristóteles “o homem é naturalmente um animal político”, e para o filosofo grego, só era possível à escolha pessoal de uma vida exclusa, sem contado social, por ser ignorância total diante dos fatos da vida ou pela natureza do ser, pelo desapego incondicional em um estado de quase santidade ou divindade do ser humano.

Para Aristóteles, “os agrupamentos irracionais ocorrem tão somente pelo instinto, pois, entre os animais, somente o homem possui a razão, tendo noções de bem e mal, justo e injusto”.

Aristóteles influenciou fortemente, com suas ideias naturalistas.

Ainda entre os naturalistas, encontra-ser São Tomás de Aquino, que partindo da ideia de Aristóteles afirma que o homem é um ser social e político, e este vê na convivência em sociedade a forma de fender seus direitos e bens, diz ainda que o homem apenas não viveria em sociedade em casos especiais, como doença mental, extrema inteligência ou ainda em caso de desastre.

Santo Tomás de Aquino condensa em três postulados toda a ideia aristotélica acerca da Teoria Naturalista:

• “Excellentia naturae: quando se tratar de indivíduo notavelmente virtuoso, que vive em comunhão com a própria divindade, como ocorria com os santos eremitas;

• Corruptio naturae: referente aos casos de anomalia mental;

• Mala fortuna: quando só por acidente, como no caso de naufrágio ou de alguém que se perdesse numa floresta, o indivíduo passa a viver em isolamento.”

Teoria Contratualista

Entre os pensadores da Teoria Contratualista, não são absolutamente homogêneos. Tomas Hobbes e Locke são exemplos claros. Mesmo pertencendo à mesma corrente de pensadores, defendiam pontos diferentes em relação, por exemplo, ao homem no inicio da formação da sociedade.

Para Thomas Hobbes, “o homem vive inicialmente em 'estado de natureza“. Este estado de natureza, em Hobbes, traria situações de desordem, caso não seja reprimido pela razão ou por instituições políticas eficientes. Hobbes afirmava que o homem em seu ‘’estado de natureza’’, encontra-se dominado pela paixão e pelos impulsos, portanto, torna-se uma ameaça aos outros. Esta ameaça, segundo Hobbes, se dá por conta da absoluta igualdade existente. Segundo ele o homem em seu ‘’estado de natureza’’almeja mais a honra do que os bens. Outro aspecto importante a citar é que para Hobbes a sociedade nasce com o Estado, e sem ele, o homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com