TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclassica Da Administração

Dissertações: Teoria Neoclassica Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 13

TEMA: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

1 - Quais as características fundamentais da Teoria Neoclássica?

Ênfase na prática da administração.

Reafirmação relativa dos postulados clássicos.

Ênfase nos objetivos e nos resultados

Ênfase nos princípios gerais da administração

Ecletismo nos conceitos.

2 - Explique a ênfase nos princípios gerais da Administração.

Os Neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativas, como critérios elásticos, para a busca de soluções administrativas práticas. Para alguns autores como Koontz e O’ Donnel, The Haiman e outros, baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir e etc.

3 - Explique a ênfase nos objetivos e resultados.

É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. A ênfase é colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos como meio de avaliar o desempenho das organizações.

4 - Explique a Administração como técnica social.

Para os Neoclássicos a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. A Administração é uma atividade essencial para todo esforço humano coletivo. O ser humano necessita cada vez mais cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos.

5 - Quais os aspectos administrativos comuns às organizações?

Os aspectos comuns às organizações são: Objetivos, administração e desempenho Individual.

6 - Explique eficiência e eficácia. Compare ambos os conceitos.

Eficiência é uma relação entre custos e benefícios, entre entradas e saídas, ou seja, a relação entre o que é conseguido e o que pode ser conseguido. Significa fazer corretamente as coisas com enfatizar os meios pelos quais são executados. Relaciona-se com os meios, isto é, com os métodos utilizados.

Eficácia é uma medida do alcance de resultados, ou seja, a capacidade de atingir objetivos e alcançar resultados. Em termos globais significa a capacidade de uma organização satisfazer necessidades do ambiente ou mercado. Relaciona-se com os fins almejados.

Exemplos:

Eficiência: Eficácia:

Ênfase nos meios Ênfase nos resultados

Rezar Ganhar o céu

Jogar futebol com arte Ganhar a partida

7 - Quais os princípios básicos da organização para a Teoria Neoclássica?

Divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa.

8 - Quais os níveis existentes na organização? Explique.

Nível Institucional: Composto por dirigentes e diretores da organização.

Nível Intermediário: Composto por gerentes.

Nível Operacional: Composto por supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.

9 - Explique a Especialização.

Como consequência do princípio da divisão do trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

10 – Explique a Hierarquia.

Hierarquia é o princípio escalar, que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade, na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.

11 – Conceitue autoridade e responsabilidade.

Autoridade é conceituada como um poder formal, ou seja, o direito de dar ordens, de comandar outros, para que executem ou deixem de executar algo, de maneira considerada, pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão.

Responsabilidade – É o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa.

12 – Quais as três características de autoridade.

As três características são:

Autoridade é alocada em posições das organizações e não em pessoas – os administradores tem autoridade devido às posições que ocupam.

Autoridade é aceita pelos subordinados – os subordinados aceitam autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legitimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento.

Autoridade flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada – A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo tem mais autoridade do que as posições da base.

13 – Quais as principais técnicas de delegação?

As principais técnicas de delegação são: Delegar a tarefa inteira; Delegar à pessoa certa; Delegar responsabilidade e autoridade; Proporcionar a informação adequada; manter retroação; avaliar e recompensar o desempenho.

14 – Porque a estrutura organizacional apresenta um aspecto piramidal?

A nivelação hierárquica representa a especialização da direção, ou seja, a distribuição da autoridade e responsabilidade em cada um dos níveis de organização. A estrutura formal representa uma cadeia de níveis hierárquicos, sobrepostos, formando uma pirâmide, tendo a direção (nível institucional) no topo, os executores na base (administrados pelo nível operacional) e, no nível intermediário, as demais camadas hierárquicas do meio do campo.

15 – Explique o conceito de corporação.

Significa uma organização de grande porte, na qual o controle é centralizado e as decisões descentralizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com