TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da burocracia

Resenha: Teoria da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Resenha  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  463 Visualizações

Teoria da burocracia: Burocracia é a organização típica da sociedade moderna democrática e das grandes empresas. Através do “contrato” ou instrumento representativo da relação de autoridade dentro da empresa capitalista, as relações de hierarquia nela passam a constituir esquemas de autoridade legal.

Weber notou a proliferação de organizações de grande porte que adotaram o tipo burocrático de organização, concentrando os meios de administração no topo da hierarquia e utilizando racionais e impessoais, visando á máxima eficiência.Teve como principais fatores para o desenvolvimento da moderna burocracia o desenvolvimento de uma economia monetária, o crescimento das tarefas administrativas do Estado Moderno e a superioridade técnica do tipo burocrático de administração.

Tem como características, caráter legal das normas e regulamento, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnicas e meritocracia, especialização da administração. Profissionalização dos participantes, e completa previsibilidade do funcionamento. Tem como vantagem para Weber, comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é como comparar a produção da máquina com modos não-mecânicos de produção. Tendo como vantagem, racionalidade em relação ao alcance dos objetivos das organizações; precisão na definição do cargo e na operação; rapidez nas decisões; unicidade de interpretação; uniformidade de rotinas e procedimentos; continuidades da organização através da substituição do pessoal afastado; redução do atrito entre as pessoas, subordinação do atrito entre as pessoas; subordinação dos mais aos antigos e confiabilidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com