TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Adm

Ensaios: Teorias Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Anhanguera

Curso: Administração 1°semestre

Administração

Giselle V. Dias Souza 7706675597

Tawane M. Botelho 7626706136

Vanessa Ap . Concion 7706678169

Roberto Batista Coelho 7828688196

ATPS

Professora:Mônica Satolani

Ribeirão Preto, 08 de Outubro de 2013

Introdução

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Vamos portanto, dentro dos nossos estudos acadêmicos, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com as teorias, para compreender os processos administrativos .

Este trabalho busca discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, o contexto histórico e social em que surgem os primeiros conceitos e seus precursores, bem como um detalhamento das várias Escolas que irão se destacar no âmbito administrativo e organizacional por meio de análises sucintas e simples.

Administração: Uma habilidadehumanaseus primórdios e seus precursores

A premissa da administração ser uma habilidade humana consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas comunicar e compreender suas atitudes e motivações como liderar um grupo de pessoas e a complexidade de organização como um todo adequando suas partes que com informação conhecimento ,espaço,tempo,dinheiro e instalações proporcionam a essas organizações o cumprimento de sues objetivos .

Nessas organizações as pessoas tem papel importante nos processos de transformação cultura tecnologia e divisão de trabalhos.

Nos século XXI foi um marco de avanço das grandes empresas ,a busca e necessidade pelo conhecimento e técnicas para administrar as organizações foi um dos eventos que trouxeram essas mudanças foi a revolução industrial , com a máquina a vapor a chegada do conceito de produção em massa tudo isso fez com que as organizações começassem a tomar novos métodos de administrar .

Surgem então as teorias as primeiras preocupações com as tarefas , ambientes , estruturas , as empresas cresceram e se tornaram globais

Teoria da administração: A Teoria da Administraçãosurgiu no momento em que as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade (no início do século XX). É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte. Essa teoria oferece as organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresarialista teoria geral da administração atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase tem de melhor um aspecto importante da administração que é conhecida como variável da administração

Teoria da Burocracia:Se desenvolveu dentro da administração ao redor dos anos 1940, ecom a ajuda de alguns aspectos como fragilidade e parcialidade da teoria clássica , o crescente tamanho e complexidade da empresa e , o ressurgimento da sociologia da burocracia então a burocracia é uma forma de organização que é racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de conseguir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

Teoria Estruturalista: A teoria Estruturalista surgiu na década de 50, e foi composta da Teoria da Burocracia, mas buscou ficar mais perto da Teoria das Relações Humanas, que foi um produtoda década anterior.O que essa teoria tem de foque é o ambiente a teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples

soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.

Teoria das relações humanas: Essa teoria é um conjunto de teorias de administrativas que ganhou força na quebra de bolsa de Nova York em 1929, As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

Teoria Comportamental: Essa teoria tem como enfoque o tema ciências do comportamento e essa teoria inicia-se em 1947 com Hebert Alexander Simom com ideias que foram colocadastrazendo novos conceitos ao processo dedecisõese ao limite de racionalidade .

Com o surgimento das teorias as organizações se tornaram mecanicistas e mais flexíveis no desenvolvimento do trabalho dentro das organizações ,em decorrência dessas mudanças fez com que aumentassem a produtividade e economizassem a mão-de-obra evitando desperdícios cedendo autonomia para que o administrador planejasse melhor sua empresa .

A abordagem humanística começou a enxergaras empresas pelas perspectivas que, apesar de os recursos financeiros, tecnológicos, fossem de extrema importância, as organizações eram formadas por pessoas.

Diante de um novo contexto de crescimento exagerado das organizações decorrentes de cada época e preocupações com os problemas administrativos levou os administradores a organizar uma série de modelos e técnicas administrativas .

Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é um sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender como meio de sobrevivência. Essas organizações são muito diferenciadas e querem dos seus participantes personalidade. Essas características permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam.

Com a tecnologia da informação trouxe novos desafios e abordagens à administração as organizações deixaram de ser vistas como umconjunto de recursos para serem considerados eficientes sempre atualizadas prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade.

O ambiente das organizações torna-se um universo de competências para o sucesso dos negócios, ao contrario de recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis garantindo a competitividade organizacional.

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com