TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Adm

Artigo: Teorias Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.443 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de educação a distância

ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas –

teoria e prática

Disciplina: Teorias da Administração

Belo Horizonte / MG

2012

INTRODUÇÃO

A Administração é uma ciência que permitiu ao homem um enorme desenvolvimento e aumento de sua qualidade de vida. Ela encontra-se presente no cotidiano das pessoas.

Nestas Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS de Teoria da Administração, estudamos e trabalhamos a história, os conceitos, a aplicação e impactos da administração no cotidiano das organizações. O objetivo deste trabalho consistiu em abordar primeiramente a história da Administração passando pelas influências recebidas ao longo do tempo de vários filósofos e acontecimentos que marcaram o desenvolvimento das Teorias Gerais da Administração. Também foram abordados seus principais percussores, dentre eles Frederick Winslow Taylor com sua abordagem na ênfase das tarefas, Jules Henri Fayol focando na estrutura organizacional e Max Weber com sua teoria da burocracia. Ao longo deste trabalho serão abordados os resultados das pesquisas efetuadas pelos percussores da teoria, através de estudos bibliográficos envolvendo a administração e suas aplicações em uma organização que trouxeram desenvolvimento, conceitos de eficiência e eficácia contribuindo para o aumento da produtividade nas empresas.

Teorias da Administração

Administração vem do latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do planejamento, organização, direção e controle em todas as áreas e processos da empresa, ou seja, consiste em administrar pessoas com habilidade.

A Administração cresceu e tornou-se uma ciência evoluindo sempre com a humanidade. O desenvolvimento das ideias e teorias da Administração recebeu várias influências desde a antiguidade aos tempos modernos destacando-se:

* Influência dos Filósofos: Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

* Organização da Igreja Católica com princípios de hierarquia e subordinação.

* Organização militar com princípios eficiência, planejamento e execução.

* Organização das Ciências.

* Revolução Industrial - 1ª Revolução: desenvolvimento do carvão e ferro, mecanização da agricultura, aplicação da força motriz a indústria, desenvolvimento do sistema fabril e o aceleramento dos transportes e comunicações. 2ª Revolução: processo de fabricação do aço, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna.

* Economistas Liberais onde se destacaram: Adam Smith, Karl Marx, Friedrich Engel, James Mill, David Ricardo.

* Pioneiros e Empreendedores: contribuindo com o desenvolvimento dos departamentos e a necessidade dos gerentes profissionais.

Os percussores da Teoria Geral da Administração foram:

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) economista e engenheiro mecânico americano. Taylor criou um sistema, através de seus estudos sobre tempo e movimento, caracterizada pela organização racional do trabalho e a divisão do trabalho. Seus estudos mostraram que os operários eram desqualificados, tinham baixa produtividade, contribuindo com lucros decrescentes da empresa. Tinha por objetivo acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais com menos e com qualidade.

Taylor definiu princípios científicos para administrar organizações. Privilegiava a estrutura organizacional, resolvendo os problemas das relações entre os operários, modificando as relações humanas dentro da empresa. Para Taylor o bom operário apenas executa as ordens e tarefas sem discutir.

Os princípios fundamentais da Administração Científica são: Planejamento, Preparação dos Trabalhadores, Controle e Execução.

Algumas críticas da teoria de Taylor referem-se ao seu esquecimento do elemento humano dentro da organização, a excessiva especialização do trabalho fazendo com que o operário não conheça todo o processo produtivo e sim apenas a sua tarefa, o esquecimento da importância dos grupos informais na organização, a ausência de comprovação, pois Taylor constatava evidências, observando comportamentos relativos às tarefas dos operários e uma visualização de Taylor em apenas a empresa como um todo como se ela fosse um sistema fechado, sem elevar em consideração o ambiente externo da organização.

Outros importantes foram:

* Jules Henri Fayol (1841-1925) que abordou a gestão administrativa focando na estrutura da organização, onde a administração é uma função distinta das outras, como financias e produção. Para Fayol as principais funções da administração são: Planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

* Max Weber (1864-1920) com a teoria da burocracia que consiste em uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Meio termo: Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis.

A Organização Mecanicista tem origem na Administração Cientifica, elaborada por Taylor que separava o planejamento da execução das atividades para realiza-las da melhor forma. Este tipo de organização é visto como processos racionais e técnicos. O termo racionalmente é utilizado para definir a maneira mais simples e econômica de alcançar os objetivos, gastando menos tempo e esforço. Os aspectos humanos são menosprezados, ou seja, existe uma tendência que os trabalhadores, sobretudo nos níveis mais baixos, trabalhem como se fossem máquinas, daí o nome “mecanicista” para definir este tipo de organização. Já na organização flexível existe uma liberdade do operário de pensar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com