TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Motivação

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Pirâmide das necessidades humanas de Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo humanista que estudou a motivação e notou que a todo instante o ser humano está motivado. A partir disso foi criada uma pirâmide onde descreve as prioridades motivacionais. Ele considerou que primeiro a pessoas pensasse em suas necessidades fisiológicas, para somente depois pensar em sua segurança, e seguisse até alcançar a realização pessoal.

Maslow considerou que a todo instante alguém está motivado. Porém uma motivação mais elevada só irá ocorrer quando as necessidades básicas forem alcançadas. A partir deste momento, ele irá seguir instintivamente a hierarquia da pirâmide, e obtendo sucesso irá alcançar a realização pessoal. Em resumo, quando estamos bem em nossa moradia, com alimentação farta, moradia confortável onde possa descansar e usufruir de algum prazer, ele irá focar mais em seu trabalho, quando obtiver sucesso irá se auto programar para obter relações sociais mais fortes e clima agradável, e a cada vez que ele subir um determinado nível na pirâmide, ele estará se sentindo melhor e consequentemente mais motivado a continuar.

A Teoria da Participação de McGregor

Douglas McGregor foi um economista e um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Ficou conhecido por suas teorias de motivação, X e Y, que veremos a seguir.

McGregor dividiu as pessoas em 2 categorias de acordo com seus comportamentos.

Teoria X: O ser humano mediano tem aversão ao trabalho e se pudesse, com certeza o evitaria. Ele deve ser controlado, obrigado e passível de sanções para ser levado a empregar o esforço adequado (que nem sempre é atingido) na realização das tarefas organizacionais. Este ser humano considerado padrão evita responsabilidades, tem a necessidade de ser guiado por outra pessoa, não tem ambição de crescimento, somente busca segurança para sua vida. Seguindo por essa teoria, podemos ver 4 premissas dos executivos para essas pessoas são:

1. Que o homem por natureza não gosta de trabalhar e se puder irá evitar;

2. Pelo fato de não gostar de trabalhar, precisa de coação para realizar suas tarefas e ameaça para que atinja suas metas, mesmo que básicas;

3. Esses trabalhadores fogem da responsabilidade, preferem buscar orientações formais sempre que é possível;

4. A maioria põe segurança à frente de outros fatore quando se trata de trabalho e não possui ambição.

Teoria Y: O ser humano explora sua capacidade de imaginação. Empenha-se em alcançar objetivos, pois compreende as recompensas que estão associadas a seu sucesso. Ele emprega na execução do trabalho a mesma energia que emprega em atividades de lazer ou mesmo quando está em repouso. Valoriza seu tempo de trabalho, busca a solução de problemas e tem pro atividade. Não precisa ser controlado ou coagido a trabalhar corretamente, ele simplesmente o faz pois para ele é algo natural. A teoria Y também apresenta suas 4 premissas, sendo elas:

1. Os trabalhadores consideram o trabalho tão natural quanto seu lazer ou repouso;

2. Quando estão comprometidas elas demonstram auto orientação e autocontrole;

3. Normalmente essas pessoas aprendem, aceitam e até mesmo buscam por responsabilidades;

4. A inovação e a criatividade estão muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com