TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termodinâmica relativa ao projeto

Seminário: Termodinâmica relativa ao projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Relacionando a Termodinâmica ao Projeto.

Qualquer trabalho implica em transformação de energia. Qualquer agente capaz de realizar trabalho, convertendo a energia de uma forma em outra, é considerado uma maquina. Temos como exemplo maquina elétrica que transforma a energia elétrica em energia mecânica.

Utilizado a Segunda lei da termodinâmica no desenvolvimento do projeto.

“Segunda Lei da Termodinâmica Na natureza encontrou a energia em diversas formas: energia nuclear, elétrica, mecânica, solar dentre outras, e é possível transformá-las integralmente em calor.”

No projeto integrador não temos a termodinâmica como a nossa principal fonte de pesquisa e desenvolvimento, mas podemos mostrar sua importância e suas aplicações no desenvolvimento do projeto, tais como:

• A solda dos componentes metálicos

• No motor elétrico

Solda dos componentes metálicos

O tratamento térmico aplicado em peças soldadas que objetiva levar a peça a uma condição sem tensões residuais, assegurando baixa ductilidade e baixa dureza à solda e à zona termicamente afetada, obtendo uma microestrutura fina e uniforme

No motor elétrico

No motor podemos explicar a importância da termodinâmica

Esse fenômeno é explicado pelo o aquecimento dos condutores, ao serem percorridos por uma corrente elétrica. Num condutor metálico, os elétrons estando livres, possuem grande mobilidade e podem se deslocar e se chocar com os átomos do condutor. A cada colisão, parte da energia cinética do elétron livre é transferida para o átomo com o qual ele colidiu, e esse passa a vibrar com uma energia maior. O aumento no grau de vibração dos átomos do condutor tem como conseqüência um aumento de temperatura. Assim, a energia elétrica é transformada em energia térmica (calor).

Essa produção de calor é devida ao trabalho realizado para transportar as cargas através do material em determinado tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com