TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Sexual - Filme Terra Fria

Monografias: Assédio Sexual - Filme Terra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade_psico_mudança

No filme Terra Fria, podemos verificar uma mudança organizacional e significativa que afetou a cultura da mineradora Pearson.

Segundo Chiuzi (2010), mudanças ocorrem em diversas áreas, todas elas possui um impacto no mundo organizacional, em algumas organizações encaram estas mudanças como algo incômodo e negativo, foi o que aconteceu na mineradora, pois os funcionários não aceitavam a presença de mulheres no seu convívio no ambiente de trabalho. Talvez se fosse outra empresa poderia ver de outra forma diferente, como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, isto depende muito da cultura organizacional vigente.

Numa organização pode acontecer qualquer tipo de mudanças, sendo elas sociais, culturais, econômicas, tecnológicas, políticas e globais Chiuzi (2010). No caso da mineradora o tipo de mudança foi tanto social como cultural, pois havia um preconceito dos funcionários do sexo masculino, que aquele ambiente era somente para homens, pois as mulheres estavam executando serviços que os homens poderia fazer. Houve uma grande discriminação com estas mulheres, que sofreram agressões sendo elas, físicas e psicológicas. As mulheres tinha que si submeter às agressões, pois precisava daquele emprego para manter o sustento de sua família.

De acordo (PETER DRUCKER apud CHIUZI 2010), em sua obra sociedade pós-capitalista, ressalta muitas mudanças, mudanças de mercado e mudanças de recursos humanos. Antigamente o trabalho era exclusivamente muscular, a carga horária era de 18 a 22 horas por dia, a família empregada no mesmo local e a expectativa de vida entre 45 a 50 anos.

Hoje em dia tudo mudou, pois a força física foi substituída por maquinário, o mercado exige trabalhadores intelectuais, a carga horária de trabalho baixou para 8 horas ao dia, o pagamento maiores e o trabalhador gera mais lucros para a empresa.

Segundo Basil e Cook (1974), consideram que além da tecnologia outros fatores deviam ser considerados tais como o comportamento e a sociedade. Grande parte das empresas tem seu processo de mudança mais como uma resposta reativa a períodos de crise do que um comportamento proativo

As mudanças organizacionais podem ocorrer em diferentes esferas, e neste caso as mulheres passariam a receber salários e benefícios equivalentes aos dos homens e também buscariam melhorias no ambiente de trabalho.

De acordo com Hertzog (1991 apud CHIUZI 2010), algumas mudanças dentro do ambiente corporativo implica em alterações, no comportamento humano, nas relações de trabalho e nos valores organizacionais. Essas mudanças aconteceu na mineradora, pois os funcionários não aceitava as mulheres no ambiente de trabalho, isto afetou no comportamento humano que mexeu nas relações de trabalho, pois os homens tinham outra visão que na verdade modificou os valores organizacionais desta empresa, com homens machista e preconceituosos.

De acordo Hertzog (1991), ressalta que o ponto critico para se obter êxito no processo de mudança, seria um bom gerenciamento de pessoas e o grande desafio não é a inovação tecnológica, mas a mudança da cultura organizacional e das pessoas.

Para Chiuzi (2006) fatores que proporcionam ao trabalhador bem estar dentro do ambiente de trabalho, está relacionada à solidez financeira, pelas políticas estáveis, pela transparência diante de regras, procedimentos e das informações das possíveis mudanças organizacionais que venham se apresentar. Algo que não ocorreu nesta mineradora, pois os trabalhadores não receberam as orientações necessárias diante das mudanças organizacionais.

A personagem Josey Aimes (protagonista) enfrenta o preconceito, um paradigma de que não seria capaz de trabalhar na mineradora, nem de executar tarefas em áreas ou funções que até então, somente os homens executavam. A mesma sofre muito desrespeito por parte do gerente de RH, diante de suas colegas de trabalho. Sofrendo com outros abusos de ordem psicológica, física e moral, os quais suas colegas de trabalho suportavam em silêncio pelo medo e a necessidade financeira que enfretavam com medo de perder o emprego.

A mineradora apresentava grandes dificuldade no processo de mudança organizacional, no caso da funcionária Glory era a única mulher que representava as mulheres nas reuniões do sindicato, ela defendia os direitos de todas as mulheres da mineradora, após ficar doente, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com