TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SOBRE O FILME "TERRA FRIA"

Exames: ATIVIDADE SOBRE O FILME "TERRA FRIA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  2.573 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE SOBRE O FILME “TERRA FRIA”

- Escrever um texto, relacionando o filme assistido com os tópicos sobre Segurança no Trabalho que foram abordados no mesmo.

O filme retrata a história de Josey Aimes, uma mulher com dois filhos, que é espancada pelo marido. Josey resolve ir embora de casa, e arrumar um emprego a fim de sustentar seus filhos e a si mesma. Mas, para isso, passa por diversas dificuldades em seu novo emprego, e luta por melhores condições de trabalho para mulheres.

Num primeiro momento, Josey vai para casa dos seus pais, onde é um pouco discriminada pelo próprio pai que diz que ela é uma mulher adulta, tem dois filhos para criar e que não pode morar com os pais a vida toda.

Josey começa a trabalhar lavando cabelos, em um salão. Conversando com uma cliente, descobre que a mineradora onde seu pai trabalha está contratando mulheres. Josey participa do processo seletivo, onde precisa fazer exames admissionais.

É solicitado, para todas as mulheres que esperam ingressar naquela organização, um exame ginecológico, o que indica preconceito, já que se a mulher estiver grávida, ela poderá não ser aprovada para o novo trabalho.

Após o resultado dos exames, Josey participa de umaentrevista coletiva com o gestor de RH da empresa, que faz piadinhas do tipo: “o médico disse que você fica linda sem roupa”, o que pode ser caracterizado como assédio moral, visto que a deixa constrangida na frente de outras pessoas.

O gestor, então, leva as novas funcionárias para conhecer a empresa, pede para que coloquem os capacetes e os protetores auriculares. É uma forma de proteção no ambiente de trabalho.

O filme ainda mostra o horário de almoço dos trabalhadores: eles tem um local próprio para fazerem suas refeições, refeições essas que são doadas pela empresa, embora não sejam de qualidade.

Outras cenas de assédio moral podem ser encontradas no decorrer do filme, como, por exemplo, quando a colega de Josey encontra um órgão genital masculino dentro de sua lancheira.

Mas, de assédio, não é só o moral que pode ser visto no filme: é muito bem retratado o assédio sexual. O líder de Josey a assedia várias vezes durante o expediente. A moça fica mal falada na sociedade, uma vez que este chefe diz a todos que ela é quem o assedia.

Não se pode deixar de citar a quantidade de acidentes que são causados por terceiros. Temos como exemplo, o momento em que Josey é solicitada por seu líder aconsertar um problema na esteira. O chefe liga a esteira a fim de provocar um acidente. Temos ainda o caso da outra moça, que ao usar o banheiro coletivo, os “colegas” tombam o banheiro.

O filme mostra ainda a história de uma outra colaboradora que adquiriu a doença de lu gehrig, e seu marido, que adquiriu um problema na coluna trabalhando na mineradora.

Vendo tudo isso acontecer, Josey luta na justiça contra o assédio para com as mulheres, e depois de muito suor, acaba ganhando.

Deste modo, conclui-se que os empregados da mineradora não tinham o mínimo de condições de saúde e segurança que garantam sua qualidade de vida no ambiente de trabalho. O modo como os funcionários da organização eram tratados era desumano. As mulheres, de fato, eram as mais afetadas emocional e psicologicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com