TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terra Fria

Monografias: Terra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

6 Análise do filme “Terra fria” (“North country”)

6.1. Resumo e indicadores do filme

O filme “North Country”, que recebeu o nome no Brasil de “Terra Fria”, foi lançado em 2005 nos Estados Unidos, sob a direção de Niki Caro, roteiro de Michael Seitzman, baseado no livro de Clara Bingham e Laura Leedy. Entre os atores, destacam-se Charlize Theron, Elle Peterson, Thomas Curtis e Frances McDormand.

Com duração de 126 (cento e vinte e seis) minutos, o filme narra a história verídica de Josey Aimes, interpretada por Charlize Theron, que promoveu a primeira ação de assédio sexual nos Estados Unidos no ano de 1989.

Na trama, Josey retornou à sua cidade natal, no Minnesota, com o objetivo de trabalhar para criar seus dois filhos, longe do marido que a agredia frequentemente.

Apesar da opinião contrária de seu pai, que também era funcionário da empresa, Josey foi trabalhar em uma mineradora, exercendo a função tipicamente masculina de extração do minério das pedreiras. A sua decisão em aceitar o emprego na mineradora foi fruto do incentivo de sua amiga Glory, interpretada por Frances McDormand, que exercia a mesma função.

Embora a diretoria da empresa fosse extremamente machista e preconceituosa em relação ao trabalho feminino, o governo dos Estados Unidos instituiu um sistema de cotas para a contratação de mulheres, o que possibilitou o ingresso do trabalho feminino na mineradora.

A discriminação já é notada desde o início da contratação de Josey, em que a empresa realiza exame ginecológico para a constatação de que a candidata não estava grávida.

A partir daí, as funcionárias passaram a enfrentar todos os tipos de agressão dos colegas de trabalho e da diretoria da empresa, uma vez que eram tratadas com desprezo, ameaças, insultos e afrontas físicas e morais. As piadas, agressões verbais, físicas e o assédio sexual eram constantes no cotidiano laboral. O trabalho era prestado em um ambiente aterrorizante e desrespeitoso com as funcionárias.

A empresa não oferecia condições de higiene para as trabalhadoras, e os banheiros químicos no local da extração do minério eram comuns aos homens e mulheres. Em uma das cenas do filme, por exemplo, Josey entra em um banheiro químico móvel e seus colegas de trabalho o derrubam, tornando o ambiente de trabalho insuportável. Além disso, as frases escritas nos banheiros e armários eram discriminatórias e afrontavam a dignidade das trabalhadoras.

Ao reclamar da condição de trabalho aos seus diretores e ao sindicado, Josey é desprezada e ridicularizada, não encontrando qualquer apoio.

A comunidade local também não apresenta um comportamento diferente, discriminando as trabalhadoras da mineradora e considerando-as masculinas ou promíscuas.

Um dos pontos fortes do filme ocorre no momento em que um dos funcionários, Sharp, seu ex-namorado enquanto adolescente, a assedia sexualmente.

Com o apoio de um amigo advogado (Bill), Josey se demite e promove ação em face da mineradora. Aos poucos consegue apoio das demais funcionárias, transformando em uma ação coletiva.

No decorrer do processo, descobre-se que um dos filhos de Josey é fruto de um estupro sofrido por seu professor, que teve como única testemunha seu ex-namorado, o mesmo que a assediou sexualmente no trabalho. A confirmação do estupro derruba o principal argumento da advogada da empresa, que era a desqualificação moral de Josey.

O julgamento marcou o primeiro caso vitorioso de assédio sexual na justiça americana e, posteriormente, foram criadas as primeiras leis de proteção às mulheres contra o assédio sexual no trabalho.

6.2. Discriminação de gênero e assédio sexual identificados no filme

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com