TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terrorismo, Narcotráfico, Organizações Criminosas E Crimes Digitais.

Ensaios: Terrorismo, Narcotráfico, Organizações Criminosas E Crimes Digitais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto a seguir e responda o que foi pedido:

”...o ministro da Defesa, Celso Amorim, reuniu-se com seus principais auxiliares. Queria saber como andam os preparativos para garantir a segurança durante a Copa das Confederações, marcada para junho próximo, e na Copa do Mundo, no ano que vem. A reunião ganhou contornos mais preocupantes após o atentado à bomba em Boston. Amorim estava especialmente interessado nas informações do general Marco Antônio Freire Gomes, comandante da Brigada de Operações Especiais, localizada em Goiânia. Freire Gomes é o responsável pelo destacamento encarregado das ações contraterrorismo durante grandes eventos. Essa elite militar conta com 1.200 homens especializados em atividades delicadas, como o desarme de bombas e artefatos químicos e radiativos. Entram em ação em situações extremas. Para um país com histórico pacífico, tamanha preparação pode até parecer desmedida. A natureza do terrorismo, revelada na tragédia de Boston, prova que não é. Os preparativos para a segurança dos grandes eventos começaram há cerca de dois anos.”

Fonte: Revista Época – edição de 19/04/2013 - Leopoldo Mateus, Murilo Ramos, Leandro Loyola e Martha Mendonça, com Flávia Tavares.

O terrorista pode ser portador de anomalia mental que o motiva a matar por prazer ou sadismo mas, normalmente, pela convicção de que a sua causa deve ser defendida e difundida a qualquer custo. O ato terrorista não é cometido a esmo. Ao escolher um alvo, uma organização terrorista avalia vários aspectos, dentre eles a facilidade de ação das Organizações Criminosas, do Narcotráfico, do Crime Organizado e também da vulnerabilidade das fronteiras, além da competência do Estado em antever e prevenir o atentado e/ou de neutralizar os seus executores. Ou seja, é levada em conta a capacidade de defesa e de resposta do país-alvo.

Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos com os estudos até aqui realizados nesta Unidade de Aprendizagem, responda:

Estamos preparados para combater essas ameaças no Brasil?

Justifique em um texto de 15 a 30 linhas.

Apesar de O plano de segurança da Copa ter investido o valor de R$ 1,170 bilhão, divididos para a compra de equipamentos e o custeio do sistema (informação retirada de matéria na internet do Jornal do Commercio em 21/02/14.) ainda assim, não acredito que podemos combater o terrorismo em nossas terras, pois somente equipamentos e sistemas não garantem nosso sucesso nesta tarefa. Os grupos terroristas escolhem seus alvos baseados no perfil da segurança e contra ataque do pais vitima. Sendo assim, vamos analisar o perfil das fronteiras brasileiras e de como é a atividade criminosa nestas terras.

Vamos começar por nossas fronteiras: De acordo com uma matéria publicada no Estadão Brasil (Marcelo de Moraes - O Estado de S.Paulo) ela relata que em um estudo feito por um grupo ligado ao Ministério da Integração Nacional, um documento contendo 140 paginas que foi entregue a poucos dias do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o abandono e a vulnerabilidade de nossas fronteiras é um fato, com insuficiência de efetivo policial e de capacitação de agentes, fiscais e outros profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com