TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERRORISMO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, NARCOTRÁFICO E CRIMES DIGITAIS

Por:   •  4/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina:TERRORISMO, ORGANIZAÇÕESCRIMINOSAS, NARCOTRÁFICO E CRIMES DIGITAIS.

Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Professor: JOSÉ CARLOS NORONHA DE OLIVEIRA

Nome do aluno: Ederson de Francisco Rodrigues

Data 28.02.2015

QUESTÃO 1

Da leitura da transcrição da constatação da ONU, e de partes selecionadas do texto de Felipe Carneiro, ambos editados pela Revista Veja em 03 de novembro de 2014 e, 14 de janeiro de 2015, respectivamente, responda:

“ONU: Estrangeiros se juntam ao Estado Islâmico 'em uma escala sem precedentes'” Veja | Publicado 03.11.2014.

Felipe Carneiro

“ Segundo estimativas, cerca de 90% são homens com menos de 40 anos. Em comum esses jovens reproduzem o discurso de vitimização de muçulmanos pelo mundo, inculcado em sua cabeça por imãs que atuam por toda a Europa. Os clérigos radicais, que antes entravam em contato com os adolescentes dentro das mesquitas hoje fazem a abordagem principalmente pela internet. A linguagem que usam é própria para criar aquilo que sociólogos chamam de “senso de pertencimento” a sensação de que faz parte de uma comunidade maior. Como são jovens, ainda buscam um rumo na vida, eles se confortam com a ideia de que não estão mais tão sozinhos no mundo. Com seus colegas, aprendem o que deve ser elogiado e recusado, para assim angariar a confiança dos demais. Quando os jovens já se sentem à vontade, os recrutadores os convencem de que é preciso ir à Síria defender os akhi (irmãos) que estão sendo massacrados pelo ditador Bashar Assad.

[...]

Para reforçar o convite, os veteranos fazem circular por smartphones e pelo YouTube vídeos editados no estilo de videoclipes e vídeo games em que a matança dos “inimigos do Islã” é glorificada. Eles apelam para a emoção, deixando de lado o convencimento pelos argumentos e pela exposição de fatos. É principalmente no uso das técnicas de vídeo que eles têm levado a melhor. “Enquanto os governos tentam recorrer a razão dos jovenspara que não se radicalizem, os jihadistas estão adotando técnicas modernas de produção de conteúdo que, se não são infalíveis, estão claramente se mostrando eficientes”, diz o cientista político alemão Peter Neumann, diretor do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização, na Inglaterra.

“...A filosofia de fundo não religiosa, mas tribal, muito parecida com a praticada por gangues nas periferias das grandes cidades do mundo. Toda vez que matarem um dos meus, um dos outros será sacrificado. ”

1ª questão (6,0 pontos)

Na qualidade de integrante de um gabinete de Planejamento Estratégico de Segurança Pública, você é questionado (a) sobre quais ações deveriam, na sua área de atuação, serem desencadeadas nas diversas camadas sociais do seu Estado, para conscientizar e prevenir das possíveis investidas de recrutamento pelo autointitulado Estado Islâmico ou outra qualquer organização revolucionária estrangeira.

Cite uma, que considera mais eficiente e eficaz e justifique a sua escolha, em um texto de no máximo 15 linhas.

REPOSTA

Analisando uma maneira para impedir o recrutamento por parte de grupos terroristas ou paramilitares em meu entendimento, seria a reativação do espirito cívico e de amor à pátria no início da formação do cidadão que aqui nasce, que há muito tempo forá perdido em nosso país.Anos atrás,existia matérias nos bancos escolares como, religião onde tratava-se das diversas religiões existentes e o respeito que deveria existir por todas estas expressões de fé.A educação moral e cívica, onde os alunos aprendiam sobre os significados dos símbolos nacionais, a conhecerem seus heróis, e a entoarem com fervor o hino nacional e o respeito e amor ao pavilhão nacional.

Demonstrações como estas vemos com bastante veemência nos estados unidos, onde a paixão e respeito ao símbolo maior de sua nação e admiração por seus heróis oriundos dos campos de batalha, são unanimes por todos que lá vivem, demonstrações estas vemos como bastante frequência nas grandes produções cinematográficas, onde a bandeira americana é uma peça imprescindível na produção.Muito ao contrário de nosso país onde os heróis do passado são os criminosos do presente e a bandeira nacional serve como mera peça de moda nas ruas, assim como o hino nacional que é entoado com fervor somente em dias de jogos da seleção canarinho nos estádios país a fora.

Para que isto seja revertido os governos de forma geral deveriam retomar a valorização e o respeito pelo seu povo, mostrar que o país só é forte por causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com