TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Artigo científico

Relatório de pesquisa: Estrutura Artigo científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos: a NBR 6022, 2003. Essa norma apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico. Todavia ao submeter um artigo científico à aprovação de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista. (FRANÇA et al., 2003, p. 59). Além da NBR 6022, ao preparar um artigo científico deve-se consultar as normas abaixo relacionadas:

AUTOR TÍTULO DATA ABNT NBR6023: Elaboração de referências 2002 ABNT NBR6024: numeração progressiva das seções de um documento 2003 ABNT NBR6028: resumos 2003 ABNT NBR10520: informação e documentação: citação em documento 2002 IBGE Normas de apresentação tabular. 3. ed. 1993 Quadro1: Normas usadas na elaboração de um artigo científico Fonte: ABNT. NBR 6022 (2003, p. 1).

“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2) Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos científicos têm as seguintes características: a) não se constituem em matéria de um livro; b)são publicados em revistas ou periódicos especializados; c)permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.

Ao submeter um artigo à uma revista, seguir as normas editoriais da mesma.

Citação direta , com até três linhas deve vir inserida no texto entre aspas.

O quadro, deve ter uma numeração seqüencial. O título e a fonte devem vir na parte inferior.

2 O artigo científico pode ser: a) Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

3 Estrutura O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos: 3.1 Pré-textual 3.2 Textual 3.3 Pós-textual

3.1 Elementos pré-textuais a) o título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto; b) a autoria: Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o (s) qualifique na área do artigo; c) o currículo: incluindo endereço (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodapé; d) resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações “Deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbona voz ativa e na terceira pessoa do singular” ativa”. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2);

Os elementos pré-textuais devem figurar na primeira folha do artigo.

e) palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave1 separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6028, 2003, p. 2.

3.2 Elementos textuais 3.2.1 Introdução Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar: a)”o assunto objeto de estudo; b) o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; c) trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; d) as justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados.” (GUSMÃO; MIRANDA 1997 apud RELATÓRIO... [2003]).

3.2.2 Desenvolvimento Parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica , a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003. 3.2.3 Conclusões: a) as conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; b) devem ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros;

1 S Sã ão o p pa al la av vr ra as s o ou u t te er rm mo os s r re et ti ir ra ad do os s d do o t te ex xt to o p pa ar ra a r re ep pr re es se en nt ta ar r o o s se eu u c co on nt te eú úd do o. .

Citação de citação

c) para artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.

3.3 Elementos Pós-Textuais a) título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; b) resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto; c) palavras-chave em língua estrangeira: versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira; d) notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página; e) referências: Elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000); f) glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética; g) apêndices: Elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (NBR 14724, 2002, p. 2); h) anexos: Elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (NBR 14724, 2002, p. 2); i) agradecimentos e a data de entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com