TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Contexto

Trabalho Escolar: Texto E Contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo científico: “A empregabilidade do profissional de Secretariado Executivo: uma análise empírica na Unioeste – Campus de Toledo”

E

Texto e Contexto

O artigo em questão, nos chama atenção, quanto à empregabilidade do profissional de Secretariado Executivo e o espaço vazio entre os estudos e as saídas da empregabilidade da área.

Para compreender o texto é necessário entender o texto: “Texto e Contexto” e suas aplicações sobre o contexto.

Nos é apresentado uma pesquisa que tem como objetivo identificar a influência do Curso de Secretariado Executivo da Unioeste – Campus de Toledo.

A pesquisa em questão foi realizada através de um questionário, os resultados nos permite concluir que a formação adquirida na graduação influencia de forma positiva no que se diz a respeito de empregabilidade dos profissionais da área, tornando-os aptos a ingressar, bem como construir uma carreira de sucesso no mercado de trabalho, nota-se também que quase 90% são do sexo feminino e que assim como em São Paulo, os acadêmicos conciliam o estudo com o trabalho e que 63% ingressam na pós-graduação. Nos é informado também que o curso na maioria das vezes é oferecido no período noturno facilitando assim a vida dos discentes.

Nos é apresentado diversos gráficos, nos qual pudemos identificar informações como: principais instituições que os ingressantes buscaram titulação a nível stricto sensu, sendo que a Unioeste obteve 25%, nota-se também que somente 17% possuem experiência no exterior, observando-se o quão seria importante que o curso proporcionasse mais ações voltadas para o intercâmbio e viagens, uma vez que a língua é parte fundamental da formação.

Nota-se ainda que 13% atuam como empresários, ficando nítido o espírito de empreendedorismo. Constatamos que 76% estão inseridos em empresas de grande e médio porte, e que 32% desempenham o cargo de assistente administrativo e 24% de chefia intermediário.

Com essas informações, pudemos constatar que o curso assegura a empregabilidade de seus discentes e que 66% atingiram ascensão profissional em um período de até 3 anos, após o término do curso.

Nos é apresentado também um quadro com as atividades mais desempenhadas pelos secretários, constatamos que são diversos, isso comprova seu perfil multifuncional. Em seguida vimos o quadro, ao que se refere a alterações na vida profissional após conclusão do curso, constatamos que muitos adquiriram mais responsabilidade, prestígio, maior remuneração, etc, ou seja, condiz com o que se é esperado, qualificação para alcanço de objetivos.

No decorrer do texto pudemos perceber que o profissional de secretariado hoje exerce muitas atividades ao que refere a tomada de decisões, bem como atos de liderança, logo podemos afirmar que o profissional hoje encontra-se em um estado notório perante o mercado de trabalho.

Como sabemos o mercado de trabalho está extremamente competitivo e por isso, por diversas vezes nos encontramos inseguros ao que se refere a uma vaga de emprego.

Então é de suma importância que a grade curricular dos cursos de graduação estejam de acordo com as competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com