TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thiago Nunes

Dissertações: Thiago Nunes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

As empresas têm, tradicionalmente, operado através de um top-down, estrutura hierárquica conhecida como uma organização vertical. Uma alternativa é a implementação de uma estrutura organizacional horizontal constituída por camadas menos de gestão e de maior dependência do uso de equipes multifuncionais. Ambos os tipos de estrutura organizacional oferecem uma série de vantagens, bem como desvantagens possível.

Identificação Organização Vertical

A organização vertical normalmente consiste de um presidente ou principal executivo no topo e uma série de vice-presidentes que supervisionam áreas funcionais específicas, tais como marketing, finanças e produção. Como você se move para baixo da cadeia em cada área funcional, o nível de autoridade e responsabilidade diminui.

Vantagens verticais

Organizações verticais fornecer linhas claras de autoridade e um palmo apertado de controle, o que pode levar a alta eficiência operacional. Em geral, a organização é composta de departamentos relativamente pequenos, permitindo que os gestores a acompanhar de perto e controlar as atividades de seus subordinados. Cada camada da organização reporta à uma diretamente acima dele, todo o caminho até a cadeia à gestão de topo, e cada camada tem suas próprias funções e responsabilidades claramente definidas. Os profissionais que querem avanço dentro da organização também tem uma "carreira", claramente definidas com cada camada da organização que representa outro degrau o empregado tenta alcançar.

Desvantagens verticais

Empregados no fundo de uma estrutura vertical pode se sentir menos valorizada do que que estão no alto da cadeia. Alguns funcionários não podem apreciar a cultura de acompanhamento da política, o que coloca emphais pesados em agradar o chefe. Ele também pode ter uma grande quantidade de tempo para as decisões de gestão de topo para filtrar através de múltiplas camadas, reduzindo a capacidade da organização de reagir rapidamente a um ambiente de negócios em rápida mudança. Por causa do controle centralizado de poder, liderança fraca no topo pode prejudicar a eficácia de toda a organização.

Identificação Organização Horizontal

A estrutura horizontal é diferente de uma estrutura vertical, na medida em que há menos camadas estruturais. Cada departamento é composto de várias áreas funcionais laterais supervisionados por um indivíduo conhecido como gerente de produto ou de líder do processo que se reporta ao início de gestão. Por exemplo, o departamento de desenvolvimento de produto pode consistir de as áreas laterais funcionais de mercado de planeamento, análise de produtos de pesquisa, e no ensaio do produto. O gerente de produto é responsável pelo resultado final.

Vantagens horizontais

Os funcionários podem atingir maior satisfação em uma estrutura horizontal, devido a uma maior liberdade e autonomia. O uso da cruz de função equipes também podem levar a altos níveis de cooperação em toda a organização. A forte ênfase na inovação pode levar a idéias que mantêm a organização à frente da concorrência. A ausência de múltiplas camadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com