TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Relações Possíveis Podem Ser Estabelecidas Entre A Biografia De Thiago De Mello, Em Especial O Período No Exílio, Com O Poema? De Que Maneiras é Possível Relacionar O Poema "Estatutos Do Homem" Com A "Declaração Universal Dos Direitos

Casos: Quais Relações Possíveis Podem Ser Estabelecidas Entre A Biografia De Thiago De Mello, Em Especial O Período No Exílio, Com O Poema? De Que Maneiras é Possível Relacionar O Poema "Estatutos Do Homem" Com A "Declaração Universal Dos Direitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  2.035 Visualizações

Página 1 de 2

O período da ditadura no Brasil foi caracterizado pela falta de democracia, repressão, perseguição política e censura. Foi uma época difícil, onde os direitos humanos eram prejudicados e as pessoas não tinham liberdade para expressar suas opiniões. O poema de Thiago de Mello enfatiza os valores da natureza humana, sentimentos e qualidades simples, mas importantes, como a confiança, a alegria, a paz e principalmente a liberdade, que foram esquecidos nesta época.

A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” proclamada pela ONU está relacionada com o poema “Estatutos do Homem” porque também fala dos direitos humanos. Deixa bem claro que todas as pessoas são iguais perante a lei, por isso devem ter direitos iguais, sem preconceito ou distinção. Todas merecem a liberdade e o respeito, desde que saibam respeitar o direito dos outros. Os dois textos tratam de mostrar, mesmo de maneiras diferentes, que todos merecem dignidade e uma boa qualidade de vida, deve haver justiça, e devem prezar os valores humanos.

O conceito dos direitos naturais foi criado pelo filósofo inglês John Lucke, que dizia que todos os homens ao nascer tinham direito a vida, a liberdade e a propriedade. Se os governos não respeitassem esses três direitos, os homens podiam se rebelar contra eles. Os versos citados mostram também esses direitos, que os homens são iguais e livres e devem ser respeitados, e que “nada é proibido” desde que nenhum prejudique o outro, e desde que essa liberdade não fira os direitos alheios.

O Brasil depois da ditadura militar passou por uma fase de tentar se estabilizar economicamente. A situação das pessoas até melhorou um pouco, mas não como esperado. Até hoje existem muitas pessoas que não tem todos os direitos respeitados, que passam fome e não tem onde morar. Não há tanta igualdade, devido ao preconceito em relação à cor, raça, religião ou classe econômica. Não tem segurança ou liberdade suficiente, devido ao alto índice de violência. Algumas pessoas ainda precisam se conscientizar que todos são iguais para assim o mundo melhorar, e haver mais paz e amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com