TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Marcha

Por:   •  26/3/2015  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Mecanismo troca de marcha nos carros

Pra que serve? Num automóvel os giros do motor são transferidos para as rodas através do diferencial, isso faz com que o veículo se movimente, porém os giros do motor são limitados, é aí que entra o câmbio, a primeira marcha tira o carro da inércia, ao atingir um giro limite do motor a velocidade é baixa, então o motorista tem que ir trocando as marchas, no momento adequado, consecutivamente para obter maior velocidade com a mesma rotação do motor. Quanto maior a marcha se obtém mais velocidade e menos força, por isso é necessário fazer o processo contrário para manter a mesma rotação do motor em aclives (por exemplo).

Tipos de Marcha

Existem dois tipos principais de transmissão: a marcha mecânica e a automática. Existem também outros tipos, tais como automatizada e automatizada de dupla embreagem.

Mecânica ou manual

A caixa de transmissão mecânica ou manual, como geralmente é chamada, está presente na maioria dos automóveis, por ser mais simples e barata.

É a única que exige um pedal para acionamento da embreagem. No entanto, existem versões equipadas com dispositivos automáticos de embreagem.

Automatizada, semiautomático ou sequencial.

Alguns carros possuem o sistema automatizado ou semiautomático de troca de marchas, a fim de reduzir custos ou porque o projeto não contempla um câmbio automático, mas também é utilizado em carros esportivos.

Trata-se da mesma caixa mecânica anterior, mas com dispositivo eletromecânico que aciona a embreagem e ainda faz as trocas de modo automático. O tempo de resposta nas mudanças de marcha varia de acordo com a tecnologia empregada.

A transmissão mecânica pode ser também do tipo sequencial, geralmente usada em motocicletas, superesportivos ou veículos pesados, estes últimos com acionamento eletropneumático. Oferecem melhor tempo de resposta nas mudanças de marchas, já que não se é necessário encontrar a posição de cada velocidade ao engatar.

Automático

Automático ou hidramático é o tipo de transmissão que muitos escolhem por oferecer maior conforto ao dirigir. O dispositivo utiliza conversor de torque para transferir a força do motor para as rodas e um sistema (eletro) hidráulico aciona as engrenagens planetárias, sempre conectadas entre si. Geralmente equipa carros grandes. Atualmente a versão com maior número de marchas é fabricada pela ZF (Friedrichshafen AG) e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com