TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de impostos

Artigo: Tipos de impostos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO EMPRESARIAL

ETAPA 4

PASSO 1

De acordo com Art. 3º do Código Tributário Nacional tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

De acordo com Art. 5º do Código Tributário Nacional tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Impostos: Nos termos do Art. 16º impostos é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Impostos podem ser federais, estaduais e municipais. Imposto de Renda- IR, Imposto sobre Produto Industrializado- IPI e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA são alguns exemplos de impostos.

Taxas: Nos termos do Art. 77º taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

Taxa de Fiscalização Sanitária, Taxa de Emissão de Documentos, Taxa Ambiental e Taxa do Registro do Comercio são alguns exemplos de taxas cobradas pelas três esferas do poder.

Contribuição de Melhoria: Nos termos do Art. 81 contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado

Contribuição ao Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (Sebrae), Contribuição ao Serviço Social da Industria (SESI), Contribuição ao Serviço Social do Comercio são exemplos de contribuições federais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com