TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Volumétrica

Trabalho Universitário: Titulação Volumétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Titulação Volumétrica

1. Capa

2. Introdução

3. Fundamentação Teórica

4. Materiais e Métodos

5. Resultados

6. Questões para o relatório

7. Conclusão

8. Referencias Bibliográficas

2. Introdução

A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução.

Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.

O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada ( temperatura pressão, cor condutividade elétrica, etc.) ou com o auxílio de indicadores. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor. O indicador mostra o momento em que um dos reagentes acaba, ou quando um deles está em excesso.

Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico.

4. Materiais e Métodos

Pipeta de 20 ml;

Erlenmeyer de 250 ml;

Bureta de 50 ml;

50 ml de solução NaOH 1,0 mol L-1

Suporte universal;

20 ml de vinagre

Pisseta com água

Uma Pera

Primeiramente, colocamos, com a ajuda da pisseta, agua na bureta até altura do menisco e embaixo da bureta colocamos um copo Becker. Fizemos isso para ser feita a regulagem da bureta. Após abrimos o registro da bureta, escorremos toda a agua para dentro do copo Becker e despejamos a agua em uma pia.

Após colocamos dentro do copo Becker uma quantidade de vinagre, montamos a pera na pipeta e sugamos 20 ml de vinagre e após despejamos dentro de um frasco Erlenmayer e adicionamos uma quantidade de fenolftaleína, misturamos e colocamos o frasco com a mistura embaixo da bureta. Na bureta adicionamos, até a altura do menisco, uma solução de hidróxido de sódio 1,0ml. Ajustamos a altura da bureta e começamos a gotejar o hidróxido dentro do frasco e ao mesmo tempo íamos agitando o frasco, para que as soluções se misturassem.

5. Resultados

Gotejamos o hidróxido até que a solução no frasco adquirisse uma cor rosada. No momento exato em que a substância ficou rosa a bureta marcava 15ml o que indicava o ponto de equivalência e o fim da titulação.

6. Questões para o relatório

• Calcule a concentração de ácido acético

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com