TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Todo Mundo Quer Um Trabalho Desafiador. Essa Afirmação é Falsa.

Pesquisas Acadêmicas: "Todo Mundo Quer Um Trabalho Desafiador. Essa Afirmação é Falsa.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 5

“Água: a economia que faz sentido”

Apresentação:

Este projeto apresenta uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, apresentando dicas de como economizar água nas escolas da 1ª á 4ª série e até mesmo em casa.

Contará com o apoio de pais de alunos, ajudando assim o entendimento dos mesmos no combate ao racionamento geral da nossa água.

Justificativa:

O projeto visa evidenciar a importância de preservar este precioso recurso natural; com o intuito de alertar o aluno sobre a importância de se utilizar racionalmente os recursos naturais proporcionando uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivos Gerais:

Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção. Serão discutidos temas correlacionados em sala de aula, contando com o apoio de outras disciplinas, todos pelo mesmo objetivo.

Objetivos Específicos:

- Compreender que a água potável é único recurso natural finito e escasso;

-Reconhecer a necessidade de economizar água e a importância dela para a nossa vida;

- Reconhecer a importância da água para o nosso corpo;

- Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;

- Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis e locais poluídos ou degradados;

- Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a sua solução.

- Compreender o ciclo da água;

- Observar o desperdício de água no dia-a-dia;

- Fazer os alunos perceberem que com gestos simples é possível fazer muito pelo meio ambiente, e ainda economizar.

Público Alvo:

A escola, professores, pais de alunos e a comunidade como um todo, pois esse projeto será aberto ao público para conscientizá-los da importância do gasto consciente de água.

Metas:

Priorizar o entendimento dos alunos, professores, pais e comunidade, da importância da água no planeta, que dependemos dela para nossa sobrevivência.

Metodologia:

A partir da primeira semana de Janeiro de 2013, a proposta de desenvolvimento do projeto “Água – a economia que faz sentido” foi apresentada aos alunos da 1ª série á 4ª série, na Escola Politec de Americana, pela professora-regente, Edna Gonçalves Dias. Diante da expectativa de participação num trabalho voltada para a pesquisa, proporcionando criatividade e muita movimentação, os alunos sentiram motivados e acataram prontamente, o envolvimento com a sua execução.

Posteriormente, foi realizada uma reunião com os pais/responsáveis dos alunos, objetivando a participação dos mesmos de forma direta (na escola) e individual (em casa e/ou outros espaços da comunidade). Através de sugestões e orientações, os pais passaram a acompanhar e interagir com as atividades dos seus filhos, possibilitando assim, a socialização do projeto e a importância da sua aplicabilidade no cotidiano.

Após estas providências ficou estabelecido que o projeto fosse trabalhado diariamente com os alunos, respeitando um cronograma específico e interagindo com todas as disciplinas e demais educadores, funcionários e comunidade. Para tornar possível todas as atividades programadas, foram executadas as seguintes ações:

• Observação e registro da realidade dos alunos, através de uma auto-avaliação sobre a forma de utilizar e consumir a água, na sua própria casa (ficha de auto-avaliação em família) e na escola.

• Criação da poesia coletiva a partir da reflexão da letra da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, com apresentação em cartaz, para cantar e ilustrar.

• Utilização do livro “Com os pés na cabeça”, de Marx Portes, que aproveitando o surto de piolhos na sala d aula, selecionou um poema intitulado “Água ruim despejada com mau cheiro e azedume”.

• Construção de um terrário, por cada aluno, utilizando as orientações do livro “Projeto Semeando”, com o objetivo de entender o ciclo da água na natureza.

• Realização de uma palestra por dois alunos, durante o decorrer do projeto “E a Família, vai bem?”, com os pais dos alunos, onde eles farão uma demonstração do significado do terrário, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com