TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos Avançados

Trabalho Universitário: Topicos Avançados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Questão (Valor: 1,0 ponto).

As decisões sobre a localização de empresas são estratégicas e integram o planejamento global do negócio. Considerando que o preço de venda da grande maioria dos bens produzidos é estabelecido pelo mercado, faz-se necessário que as empresas conheçam em detalhes os custos nos quais incorrerão em determinada localidade. O modelo padrão “custo-volume-lucro” é útil na decisão de localização. A figura a seguir apresenta, em um único gráfico, as curvas de custo total versus quantidade produzida mensalmente para as cidades de Brasília, São Paulo e Goiânia, as quais foram previamente selecionadas para receber uma nova fábrica de brinquedos. Sabe-se que a receita total é a mesma para as três localidades e que a decisão com base no lucro esperado em cada localidade varia com a quantidade produzida.

A análise do modelo de “custo-volume-lucro” apresentado no gráfico revela que:

a) ( ) São Paulo é a cidade na qual deve ser instalada a nova unidade produtiva, se a quantidade a ser produzida mensalmente for maior que 7 500 unidades, pois, a partir desse volume de produção, é a localidade que proporcionará maior lucro.

b) ( ) Brasília é a localidade mais indicada para receber a nova fábrica para volumes de produção mensal inferiores a 5 000 unidades, pois é a cidade que viabilizará maior lucro.

c) ( ) Goiânia deve receber a instalação da nova fábrica, se a quantidade produzida mensalmente for superior a 10 000 unidades, tendo em vista que, nas condições apresentadas, é a cidade que poder á dar maior lucro.

d) ( ) São Paulo é a localidade que proporcionará maior lucro para a nova fábrica, se a quantidade mensal a ser produzida variar entre 5 000 e 10 000 unidades, considerando-se a estrutura de custos apresentada.

e) ( ) tanto Goiânia quanto Brasília podem receber a nova fábrica, se o objetivo é produzir uma quantidade mensal exatamente igual a 5 000 unidades, considerando que o lucro será o mesmo nas duas localidades.

2ª Questão (Valor: 1,0 ponto).

Para um certo produto comercializado, a receita e o custo são dados, respectivamente, por R(q) = -2q2 + 1.000q e C(q) = 200q + 35.000, cujos gráficos são:

Diante dos dados expostos, obtenha:

a) Os intervalos de crescimento e decrescimento da função receita.

b) Os pontos de equilíbrio e seu significado.

c) Os intervalos em que a empresa encontra lucro e os que a empresa encontra prejuízo na comercialização do produto em questão.

d) A quantidade para que a receita seja máxima e a receita máxima correspondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com