TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos De Direito Civil

Exames: Tópicos De Direito Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  1.251 Visualizações

34. José, empresário em dificuldades, tem perante o banco “Y” uma dívida de R$ 50.000,00 decorrente de empréstimos que utilizou para investir no seu negócio. Diante do atraso no pagamento, a instituição financeira ameaça incluir José no cadastro de clientes inadimplentes e cobrar judicialmente a dívida. Desesperado com tal possibilidade, José oferece como pagamento da dívida um imóvel de sua propriedade, e o banco prontamente concorda. Posteriormente, José descobre que o valor de mercado do imóvel é de R$ 250.000,00 e se arrepende do pagamento que fez. Com base na situação descrita, responda:

a) José sofreu coação? Justifique:

b) Há algum vício do consentimento que autorize a anulação da dação do imóvel em pagamento da dívida? Justifique sua resposta.

35. Mário Fonseca, estrela de TV, encontra um bilhete em seu apartamento no qual a jornalista Miriam Brandão exige a doação de um apartamento em Ipanema para não publicar em seu jornal que Mário é homossexual. Acuado, Mário decide doar o referido apartamento, pois não deseja ter sua vida íntima exposta ao grande público. Dois anos depois, Mário já assumiu a sua opção sexual perante o público, e procura você para aconselhamento jurídico sobre a possibilidade de desfazer a doação do apartamento em Ipanema. Como você responderia a Mário?

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com