TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considerando o teor da unidade 3, que aborda a Investigação Criminal, elabore um comentário (entre 10 e 20 linhas) sobre a Investigação Policial, definindo-a, bem como identificando sua finalidade e conduta policial adequada durante a elaboração do Inquérito Policial (3,0 pontos).

Resposta:

A policia na investigação policial ou criminal tem objetivo da elucidação dos delitos sempre a procura de demonstrar a existência do fato criminoso, levantando indícios e provas ou até mesmo a autoria e materialidade do crime e as circunstancia como ocorreu o crime para subsidiar as decisões tomadas no processo penal e posteriormente auxiliar na o juiz, formar sua convicção das sentenças identificando as individualizações no fato criminoso. Para não expor a vitima o inquérito policial tem que ser extremamente sigiloso e não dando chance assim para que provas sejam destruídas, outro elemento de muito importante é o isolamento total da área do crime, que conta com o auxilio das pericias necessárias, mandado de busca e apreensão, realizações de diligencias etc, o inquérito policial tem a natureza inquisitiva em que o principio do contraditório não e considerado.

2. Analise as alternativas abaixo e identifique com “F” as “falsas” e com “V” as “verdadeiras”. Depois, apresente uma justificativa para as alternativas identificadas como “falsas” (4,0 pontos – 0,2 para cada item F ou V certo e 0,6 para cada justificativa adequada)

a) ( F ) A investigação criminal é atividade exclusiva das polícias Civil e Federal.

A investigação criminal não é atribuição exclusiva das policias judiciárias, vários outros órgãos podem realizar está atividade como policia militar, ministério público, congresso nacional, corpo de bombeiro, é um dos exemplos.

b) ( V ) As Polícias Civis e a Polícia Federal são chamadas de Polícias Judiciárias, cuja função é investigativa criminal ou investigativa policial.

c) ( F ) O perito, quando da elaboração do laudo pericial, deve manifestar sua opinião pessoal, subjetiva, nas considerações técnicas ou na conclusão.

O perito não pode manifestar sua opinião pessoal, mas pode montar uma estratégia de eliminação de algumas hipóteses prováveis, sendo assim orientar o trabalho de investigação da policia, e com essa eliminação de alguma maneira é uma forma é uma classificação.

d) ( V ) A Polícia Militar atua principalmente na atividade preventiva, ou seja, antes da prática do crime.

e) ( F ) O isolamento de local de crime é atividade exclusiva da Polícia Militar.

O isolamento do local do crime não é atribuição exclusiva da policia militar sendo todos órgãos responsáveis pela segurança pública. Ex: policias civil e militares, policia federal e rodoviária federal, corpo de bombeiros, instituto geral de pericias.

f) ( F ) Nem todas as provas utilizadas para investigação criminal encontram-se elencadas no Código Processual Penal Brasileiro.

Falso porque todos os meios de provas estão alencados no rol de provas do código de processo penal brasileiro.

g) (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com