TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia e Segurança Pública

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Lindamaris Rodrigues

Professor: Ana Maria Pereira Lopes

Disciplina/turma: Toxicologia e Segurança Pública

Semestre: 2016-2

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA (AD)

Leia o capítulo 4 do livro Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras, organizado por Francisco Inácio Bastos, Neilane Bertoni, publicado pela Editora ICICT/FIOCRUZ, em. Tal livro encontra-se disponível no link a seguir e inserido na midiateca http://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Pesquisa%20Nacional%20sobre%20o%20Uso%20de%20Crack.pdf

Nesse capítulo é indicado, entre outras coisas importantes, que o uso de crack é feito em sua maioria por negros, homens e com baixa escolaridade.

Utilizando-se diretamente os dados desse capítulo, indique em um texto de 15 linhas:

a) Como você entende, a partir desses dados, as drogas como um fenômeno social? (É necessária a demonstração de que usou os dados da pesquisa, citando seus dados).

As drogas se tornaram um grande fenômeno social, devido a grande dificuldade que existe no Brasil de se fazer uma politica integrada, pois como índice de estudo, os usuários são polisuarios, ou seja, não fazem, por exemplo, somente o uso do crack e sim fazem uso também de outras drogas lícitas como o álcool.

Os dados da pesquisa revelam assustadoramente os índices de usuários no Brasil e as situações em que a grande maioria vive e seus aspectos sociais.

De acordo com os estudos, Bastos, Bertoni (2012, P.62) afirmam que a maioria dos usuários de crack se encontra em condições de vulnerabilidade social, pois se encontram desempregados ou sem renda fixa, a maioria são homens, afrodescendentes, vivendo em situação de rua, jovens e com baixa escolaridade. Sendo assim, apresentam-se como um grupo bastante vulnerável socialmente.

Existem também números expressivos de doenças que resulta da maneira em que os usuários se comportam e fazem o uso da droga, compartilhando dos objetos que usam para se drogar, sintetizam Bastos, Bertoni, se observa:

Mais de 70% dos usuários de crack e/ou similares no

Brasil (IC95%: 67,61-74,20) disseram compartilhar os apetrechos

utilizados para o uso destas drogas .

Achado preocupante, pois esse compartilhamento pode

estar associado à transmissão de infecções, especialmente

as hepatites virais.

Outra situação observada em pesquisas é também a contaminações por doenças sexualmente transmissíveis, pois a prática do sexo também é uma maneira que o usuário encontra em conseguir o dinheiro para obtenção da droga.

Os números são assustadores, porém, existe o expressivo número de usuários que gostariam de receber um tratamento, porém na grande maioria abandona esse tratamento devido à abstinência da droga e voltam para a vida precária de usuário.

Depois, em mais 15 linhas, indique:

b) Como você entende a perspectiva de inclusão e direitos e a perspectiva de criminalização como método de abordagem das pessoas que usam drogas como o crack? (Na resposta você pode fazer uso de casos práticos para exemplificar ambas as perspectivas).

A perspectiva de inclusão de usuários do crack é bem complexa, pois os usuários na sociedade civil são percebidos na grande maioria como sujeitos que transgridem a ordem do convívio social e não podem ocupar os espaços sociais de convivência, sendo assim distanciados dos serviços responsáveis como à saúde e sim penalizados.

A criminalização é fato, pois os usuários do crack, na maioria das vezes são tachados como bandido e não como um doente dependente químico. O que também ocorre é que muitas vezes, o usuário acaba por praticar crimes para obter a condição de adquirir a droga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com