TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhador Ganha Com Horário Flexível

Dissertações: Trabalhador Ganha Com Horário Flexível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos falar sobre o trabalhador ganha com horário flexível. O Trabalho flexível é aquela realizada dentro de um limite diário pré-estabelecido pelo empregador, onde o empregado, respeitando este limite inicial e final, possa deliberadamente cumprir sua jornada normal de trabalho. Assim, o empregador pode estabelecer que a jornada de trabalho deva ser cumprida entre 07:30 e 19:30 horas de um mesmo dia. Neste caso, para um empregado que possui uma jornada normal de 08:00 horas, terá um intervalo diário de 12:00 horas para cumprir esta jornada.

No Brasil 89% das empresas oferecem flexibilidade no trabalho. A cada dez empresas, nove dentre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. E uma grande parte dessas empresas está descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas que responderam à pesquisa acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custos do que em escritórios com endereço fixo. Esses são alguns dos principais aspectos revelados pelo novo relatório da pesquisa global realizada pela Regus com 17 mil empresas em 80 países.

A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior. De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Neste trabalho, Também procuramos relatar as vantagens e desvantagens da implantação do horário flexível para as empresas, ou melhor, como o Trabalhador ganha com o horário flexível. Como o horário flexível proporciona ao funcionário a possibilidade de conciliar melhor seus interesses profissionais e pessoais.

Se á aumento da produtividade individual, aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho, diminuição da necessidade de horas extras.

Muitas vezes, a flexibilidade de horário pode se transformar em grande vilã no que diz respeito à qualidade de vida. “O horário flexível tem dois lados: pode resultar em mais tempo em casa com a família ou pode também fazer com o que o profissional acabe trabalhando mais, por isso tem o lado positivo e negativo.

Também procurei fazer relatar, quais as vantagem que eu teria se fosse contratado com autonomia de horário( horário flexível).

DESENVOLVIMENTO

Apesar de existir no Brasil há mais de dez anos, a flexibilização de entrada e saída dos funcionários é feita em diferentes formatos pelas organizações, levando em conta a cultura de cada companhia. “Não existe uma regra geral porque tudo vai depender das necessidades de cada empregado”.

Segunda uma pesquisa feito pelo relatório global, metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixa mais satisfeitas e motivadas. Essa parcela das empresas também acredita que as condições flexíveis aumentam a produtividade das equipes e mais de um quinto delas acredita que isso colabora para que os funcionários se adaptem rapidamente ao crescimento acelerado dos negócios. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos

Dedecca alerta para o fato de a flexibilização não se transformar em ônus para o trabalhador. “Muitas vezes, ao invés de ter liberdade, o funcionário fica mais exposto às demandas da empresa. A pessoa fica mais tempo disponível e não recebe por isso. Também outro ponto positivo segundo ele, a empresa, deixa de se preocupar com horários de entrada e saída de funcionários e passa a focar apenas o resultado dos trabalhadores. O funcionário passa a trabalhar nos horários em que pode ser mais produtivo.

Levando em conta o fato de que os trabalhadores com horários flexíveis tendem a trabalhar mais horas no total e em parte devido ao fato que as tecnologias de comunicação e Informação estão habilitando a mobilidade do trabalhador, o que resulta em menor desperdício de tempo. Outro fator favorável para a empresa é que as pessoas que trabalham sob este regime tendem a utilizar menos licenças médicas. Também pode ser uma forma de expansão do negócio e de contratação de mais colaboradores, sem a necessidade de assumir novas despesas e compromissos com espaços adicionais no escritório.

A flexibilidade no trabalho também torna mais fácil para as empresas atraírem e reterem pessoal melhor qualificado. Depois da licença-maternidade é mais provável que as mulheres voltem ao trabalho se puderem trabalhar com jornadas alternativas. O mesmo tende a acontecer na retenção de habilidades e conhecimento de pessoas que se mudam para longe, Eles (as) podem utilizar da alta tecnologia disponível para continuar a trabalhar flexivelmente para o mesmo empregador.

Segundo á pesquisas os empregados com jornadas flexíveis tendem a ser mais motivados e podem escolher trabalhar nas horas em que estiverem no auge da sua produtividade. Algumas pessoas são corujas e alguns são cotovias, assim não faz sentido que todo o mundo deva trabalhar de 9 às 17 horas. Se as pessoas trabalham quando estão no seu melhor momento, as empresas vão se beneficiar do desempenho otimnizado delas.

Quanto às desvantagens, aponta o mesmo autor as seguintes, que o controle menos rígido sobre algumas atividades, uma vez que os empregados passam a dispor de seu tempo de trabalho com mais autonomia, o que exige necessariamente maior rigor na administração dos horários de trabalho por parte da empresa; crescimento dos problemas de coordenação do pessoal com as atividades a serem realizadas, já que a empresa não tem como saber a que horas e nem mesmo com quantos trabalhadores poderá contar a cada dia, sendo obrigada a planejar com certa folga as tarefas; prejuízo das comunicações entre os empregados e das atividades que exigem trabalho em equipe, as quais passam a ser realizadas somente nos núcleos considerados horários obrigatórios, dentro da jornada flexível; e, finalmente, em decorrência da maior necessidade de controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com