TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 12

PORTFÓLIO VIRTUAL

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina ‘’Fundamentos Sociológicos da Educação’’, sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Borges.

BAURU/SP

2012

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

• Concepções da Sociologia da Educação

O que é Sociologia?

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que foram a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas.

A Sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo Sociologia foi utilizado primeiramente com o filosofo Frances August Conte em 1838. Mas foi mais tarde desenvolvida por Emile Durkheim.

Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.

• O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação

Sociologia da Educação vinha afirmando que o estado é um regulador social com o intuito de estabelecer a ordem na sociedade. A educação sendo uma das funções do estado, consequentemente, torna-se também reguladora dessa moral. A escola aqui é apenas uma das instituições que no processo de visão do trabalho social assumem para si a tarefa especifica de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o individuo, buscando complementar mais rapidamente seu processo de socialização. Socializar é para Durkheim, o mesmo que educar, ou seja, internalizar os traços constitutivos dos meios morais que cercam o individuo, essa socialização, segundo Dukheim compõe o processo de aprendizagem social, que permite absorção das formas de viver da sociedade seja pensamentos, atitudes, símbolos ou regras. No bojo dessa socialização está a moral da sociedade a qual é constituída por algum tipos de regras, direitos e deveres, sistema de recompensa e castigos e etc.

Segundo Durkheim o que ocorre na verdade, é a ineficácia dos mecanismos tradicionais, apresentando certo desequilíbrio social.

Mas ele continua dizendo que a escola continua sendo uma instituição de importantíssimo papel na sociedade seja por ser reconhecida pela capacidade de instrução, seja pela sua função socializadora.

A Sociologia Weberiana nos diz que o objeto principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. Porém, para que isso aconteça, não somente um conteúdo é o bastante, mas como também a maneira de como ele é passado. Partindo deste princípio, o professor adquire um papel fundamental para a formação do aluno, priorizando sua reflexão sobre o mundo que o cerca, dando lhe a capacidade de questionar e afirmar, oferecendo-lhe condições para construir crenças e proposições condizentes com suas características.

• Problematizar a Sociologia da Educação no cotidiano escolar.

Sociologia da Educação

(...) A ação exercida, pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.

É nesta relação geracional que o individuo adquirira todos os preceitos necessários a sobrevivência na sociedade. Existe um patrimônio de conhecimentos acumulados, da ciência produzida, dos sistemas de classificações de idéias, de formulas, de valores, de técnicas e especialmente a linguagem própria, do grupo que oferece suporte para a identificação dele com o seu meio social.

“ Tudo isso resulta da cooperação, do aproveitamento, da experiência do legado de cada geração que é conservado e que produzem atributos humanos comuns.

É quando passamos a interpretar a sociedade moderna sob a luz da teoria educação de Durkheim, surgem questionamentos sobre a existência desses preceitos comuns, sabendo que o desenvolvimento econômico e tecnológico dessa sociedade cria multiplicidade de idéias e costumes o que aparentemente demonstra uma fragilidade do sistema de ensino como regulador social.

A partir do enfoque Durkheimiano, podemos entender a escola como uma das instituições primordiais para o desenvolvimento de uma consciência coletiva, necessária para o estabelecimento do equilíbrio social.

É uma nova ordem social sendo implantada no mundo, a globalização é um processo extensivo a todas as nações, e a escola não tem como fugir disto.

• A Sociologia de Pierre Bourdieu e sua analise sobre a escola.

A Sociologia da pratica de Bourdieu demanda do pesquisador um difícil procedimento a ser empreendido: “ A objetivação participante”. Sua dificuldade reside no fato: exigir a ruptura das aderências e das adesões mais profundas e mais inconscientes justamente aquelas que, muitas vezes constituem o “interesse” próprio objetivo estudado para aquele que o estuda tudo aquilo que ele mesmo pretende conhecer na sua relação com o objetivo que ele procura conhecer.

Assim, por exemplo, numa analise sobre a sociedade brasileira ou uma parte constituinte dela não se deve se transportar os resultados sobre qualquer campo e seus respectivos hábitos obtidos por Bordieu, uma vez que esses são frutos de pesquisas sobre o universo social Frances em determinados momentos históricos. Esquecer-se dessa orientação é segundo o próprio Bordieu deixar em estado impensado justamente aquilo sobre aquilo que se quer pensar, e se deve pensar livremente, ou seja, a sociedade brasileira. Será, portanto, o oposto do que exige e demanda a sociologia da pratica elabora por Pierre Bordieu.

OS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com