TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Escolar: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  6.880 Palavras (28 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 28

GESTAO E EMPREENDEDORISMO

MÓDULO I – Definições e histórico de empreendedorismo

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). E conceitualmente pode significar: é o ato de trabalhar com e através de pessoas para planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, para realizar objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Todos nós, bem ou mal, somos administradores, pois recebemos nossos salários, temos nossas contas a pagar, objetivos a alcançar, e para isso temos que ter, no mínimo, conceitos básicos de administração, como o controle de recursos, gastar menos do que se ganha, por exemplo, conceito básico que embora nem todos pratiquem, acredita-se que todos entendam.

A administração e o empreendedorismo são características comuns da sociedade humana, e tem uma grande importância no contexto histórico e social. De onde vem essa importância? Senhores Feudais e Reis do passado e Presidentes de hoje, foram e são administradores que tomam decisões que influenciam o cotidiano da humanidade e, às vezes, mudam o rumo da história. Napoleão, com a Revolução Francesa, e o iluminismo, mudou as concepções da época e inclusive, alterou a história do Brasil, fazendo que a família Real viesse para o Brasil mudando a história do nosso início de nação.

Não há duvida de que as transformações da pós-modernidade nos trouxe vantagens em inovação e melhoria na qualidade de vida. Também está havendo alterações em nossos contratos de trabalho. Passamos de uma única relação (empregado-empregador) regida pela CLT, para vários tipos de contrato de trabalho diferenciados (estágio, aprendiz, terceirização, cooperativa, autônomo). Pensando nisso, abrir mão da carteira assinada para tocar a própria empresa é uma opção feita por milhares de trabalhadores a cada ano. Quer se juntar a eles?

De acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) empreendedor é a pessoa que decide realizar tarefas difíceis e laboriosas.

È a pessoa que assume o risco de começar uma nova empresa.

O dicionário Aurélio (1985) define empreendedor como uma pessoa que coloca em execução“. (um plano, um projeto ). Tem o mesmo significado da palavra francesa entrepreneur, que deu origem à inglesa entrepreneurship (comportamento do empreendedor).

O empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo diferente, algo que deverá ter um diferencial no mercado.

Sempre que queremos executar alguma coisa em nossa vida, nunca devemos esquecer-nos de “tudo” que fazemos temos que levar em conta os riscos que temos de assumir.

O empreendedor deve entender que na tomada de decisão, ele tem que levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações.

Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar/trabalhar com um pensamento sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.

O futuro empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo “diferente” algo que deverá ter um diferencial no mercado. Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais.

A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados ele deve ter a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a motivação elevada.

Quando você aprende a delegar atribuições aos liderados os mesmos ficam motivados a trabalhar e comprometidos com os objetivos do empreendimento. Isso faz com que algumas necessidades sociais sejam satisfeitas.

A idéia de um espírito empreendedor (vide texto abaixo) está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.

Quando sonhamos em abrir um empreendimento, nossa intenção é passar para o outro lado da relação de trabalho, deixar para trás a idéia de segurança da “carteira assinada” e isso significa planejar novos caminhos, um novo rumo em nossa vida profissional e pessoal. O empreendedor pode obter a auto-realização, através da modificação da realidade.

Este é o espírito empreendedor.

Fernando Dolabela, em seu livro “Pedagogia Empreendedora”, afirma que:

“Empreender não significa apenas criar novas propostas, inventar novos produtos ou processos, produzir novas teorias, engendrar melhores concepções de representação da realidade ou tecnologias sociais. Empreender significa modificar a realidade para dela obter a auto-realização e oferecer valores positivos para a coletividade. Significa engendrar formas de gerar e distribuir riquezas materiais e imateriais por meio de idéias, conhecimentos, teorias, artes, filosofia.”

Muitos pensam que empreendedores são aquelas pessoas de terno, gravatas e de fala bonita ou gênios que fazem o impossível acontecer.

Pensando dessa forma deixam seus sonhos atrofiados, suas oportunidades para depois e suas perspectivas frustradas.

Acredito que o espírito empreendedor está em cada pessoa. A diferença é que uns despertam mais cedo que os outros, ou seja, traçam metas e fazem de tudo para que as coisas aconteçam. As dificuldades e os desafios são transformados em oportunidades.

Então, como transforma um sonho em oportunidade e sucesso?

Não existe fórmula mágica para responder essa indagação. A capacidade de realização está dentro de nós mesmos. Ser ágil não significa essencialmente fazer as coisas com rapidez, e sim, fazê-las com inteligência.

O planejamento e a determinação são cruciais para quem quer desperta e ou cultivar o espírito empreendedor, pois ajudam a traçar metas e a determinação de executá-las. Na vida não pode haver perda de tempo para quem quer alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com