TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Dissertações: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 01

A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Para realizar esta atividade, é importante construir uma tabela que apresente imaginariamente as competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran. Considere o esquema abaixo como elemento norteador para o delineamento das competências essenciais:

Fonte: Chiavenato (2007)

Veja o exemplo:

Legenda: (X) competência e habilidade identificada; (—) deficiência de competência e habilidade.

5

Competências e Habilidades do Gestor Paulo

Iran

1. Indicar competência e habilidade 2. Indicar competência e habilidade 3. Indicar competência e habilidade 4. Indicar competência e habilidade 5. Indicar competência e habilidade...

X

X—

X

X

—X

X

X

Passo 02

No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iran será decisiva para traçar o futuro da empresa. A partir da tabela de competências e habilidades desenvolvidas no passo 01, indique aquelas que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores, apresentando os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias.

Competências e Habilidades Deficitárias

Paulo Iran

1. Autocontrole emocional

2. Capacidade de transferir conhecimentos

3. Senso crítico 4. ...

— X Iran fica alterado quando suas convicções são

contestadas

X — Paulo tem dificuldade em repassar informações claras e precisas para os

subordinados

X X Paulo e Iran apresentam dificuldades em criticar as

decisões do pai, Dr. João.

Passo 03

Por força de fatores externos e internos, as empresas estão continuamente se defrontando com exigências de mudanças, que podem ser classificadas como físicas (novas instalações, maquinários, métodos de trabalho, etc), lógicas (novos objetivos organizacionais, estratégias, missões e visões, valores e princípios); estruturais (novos cargos, hierarquias) e comportamentais (novos paradigmas, conhecimentos e competências, tarefas, etc). As mudanças são de natureza reativa (uma resposta tardia) ou proativa (ação antecipada) diante dos problemas. Como toda empresa, a Indústria de Bebidas Pira também exige mudanças decorrentes de fatores externos e internos. Uma destas mudanças está relacionada a gestão, que depende da decisão

6

de aposentadoria do Dr. João, que pode ser imediata, de natureza reativa, ou postergada até que um novo gestor seja definido, de natureza proativa.

Esta decisão depende da análise das competências e habilidades de Paulo e Iran na definição de um novo gestor para a empresa. Defina a partir dos passos 01 e 02 qual(is) dos filhos do Dr. João possui competências e habilidades requeridas para a administração da empresa.

 Analise as informações das tabelas do passo 01 e 02 e defina se a mudança será reativa ou proativa, e justifique a escolha pela gestão de Paulo ou Iran.

 Caso verifique a inviabilidade de gestão por parte de Paulo e Iran, apresente o perfil de um novo gestor a partir das competências e habilidades adequadas para a gestão da Indústria de Bebidas Pira.

A partir da sua decisão, elabore um texto justificativo.

Passo 04

Agora que você definiu o gestor que possui as competências e habilidades satisfatórias para a gestão da empresa, indique a partir da análise dos dados apresentados nas tabelas dos passos anteriores, qual(is) será a função exercida por aquele(s) que não foi designado como gestor principal da empresa.

A partir da sua decisão, elabore um texto justificativo.

Passo 05

Agora que você estabeleceu as funções que serão exercidas por Paulo e Iran, será necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com