TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigos Científicos: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 2

1. Um estudante afirmou que as bactérias são prejudiciais ao ser humano, uma vez que provocam inúmeras doenças. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

Não, pois, embora algumas bactérias sejam causadoras de doenças, as bactérias são de extrema importância para a vida na Terra, uma vez que elas participam do Ciclo do Nitrogênio, além de algumas espécies atuarem como decompositores, degradando matéria orgânica e transformando-a em inorgânica, esta aproveitada por outros seres vivos. Elas também podem ser, dependendo do tipo de bactéria, utilizadas em processos alimentícios, na produção de insulina e na agricultura, combatendo uma ampla variedade de insetos.

2. Um professor explicou aos alunos que, se houver um bom suprimento de comida e espaço suficiente, a partir de uma única bactéria podem surgir, em cerca de dez horas, mais de 1 bilhão de bactérias. Que característica desses microrganismos explica essa rápida multiplicação?

A reprodução assexuada por divisão binária ou bipartição (principal forma de reprodução das bactérias), na qual a bactéria se divide em duas após a duplicação do DNA e um aumento de tamanho. Esse processo ocorre rapidamente, geralmente em cerca de vinte minutos, e a quantidade de bactérias aumenta exponencialmente, pois se duplica a cada geração.

3. A bactéria Clostridium botulinum, que é anaeróbia estrita, pode contaminar alimentos e causar botulismo em quem os ingere. Em um bolo contaminado por essa bactéria deve haver, em princípio, mais toxinas da bactéria na superfície do bolo ou no meio dele? Justifique a resposta.

No meio do bolo, pois, sendo, anaeróbia estrita, essa bactéria morre na presença de oxigênio, presente em menor quantidade no meio do bolo do que na sua superfície.

4. Bactérias sensíveis à penicilina foram cultivadas no mesmo meio de cultura que bactérias resistentes a essa substância e, após certo tempo, alguns indivíduos do grupo sensível tinham se tornado resistentes. Supondo que esses indivíduos não tenham sofrido mutação, explique como eles podem ter adquirido resistência à penicilina.

Muitas bactérias do grupo sensível morreram, pois, por meio da conjugação (troca de plasmídeos entre bactérias) com as bactérias que já eram resistentes, elas obtiveram genes que conferiram resistência ao antibiótico.

5. Algumas bactérias são capazes de se nutrir das moléculas encontradas no petróleo e em alguns plásticos. Pensando nessa característica, explique como elas poderiam ser utilizadas pelo ser humano em benefício do planeta.

Como algumas bactérias decompõem plástico e petróleo, elas podem ser utilizadas para a redução do lixo e para degradar o petróleo despejado no mar em vazamentos. Além disso, como elas também decompõem matéria orgânica, podem ser usadas para reduzir a quantidade de esgoto lançado nos rios e mares ou até para despoluição das águas.

6. Explique por que a invenção do microscópio contribuiu para a compreensão da causa das doenças infecciosas.

Porque, como as bactérias não podem ser vistas a olho nu, com a invenção do microscópio permitiu que elas fossem observadas e que se compreendesse sua reprodução, sua estrutura e como ocorria a infecção no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com