TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Universitário: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  7.227 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 1 do livro

1. Qual é a importância da administração de materiais para uma empresa como a Tramontina?

A Tramontina consiste em um grande grupo com uma grande parcela de clientes. Além da qualidade, que é elevada ao foco máximo, há uma grande preocupação com o atendimento ao cliente varejista na agilidade das entregas. Por consequência, a empresa necessita de uma administração forte e consistente. Principalmente na parte de materiais que tem total envolvimento com o processo de produção. Com sua linha de produtos variados, exigências no processo de qualidade e respeitabilidade de grandes clientes, a organização é obrigada a investir e fiscalizar o processo de administração de materiais.

2. Identifique no texto dois recursos que são mensionados. Como eles geram valor para a empresa?

*RECURSOS HUMANOS: “...Ao diversificar tanto a sua produção, O grupo TRAMONTINA cresceu sem um foco específico de atuação... ‘Isso acabou acontecendo pela nossa política de administração descentralizada, que valoriza, em primeiro lugar, nossos talentos e suas idéias...’ ‘...Uma idéia, seja de quem for da empresa, é recebida pela direção...’ ‘...Se a idéia receber aprovação, é executada prontamente...’ ”

*RECURSOS PATRIMONIAIS: “...O Grupo Tramontina investiu cerca de $25 milhões na duplicação de seu CD em São Paulo... Além deste, há CDs no Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e Pará ‘...Para melhorar o atendimento das redes varejistas e dos grandes compradores nacionais...’ ...Os estoques garantem, em média, a demanda de dois meses e meio... ‘Mantemos estes estoques para que nossos clientes não precisem mantê-los”

Os dois recursos identificados têm grande importância nos processos produtivos e de venda para a Tramontina. Com a política de valorizar a opinião de seus colaboradores, em recursos humanos, a Tramontina ganha agilidade e qualidade no desenvolvimento dos processos produtivos. Assim, a opinião de quem está inserida no processo é valorizada, formando uma administração participativa e sólida de quem mais entende do assunto: o funcionário envolvido no seu respectivo processo. Já nos recursos patrimoniais, onde foram inseridos CD´s em pontos estratégicos, além de a empresa atender todo o país e grande parte da sua clientela, a Tramontina se responsabiliza por estocar. Tirando este custo de seus clientes. Assim, além da fidelidade, e do fortalecimento da marca, a empresa ganha mais prestígio para prospecção de novos negócios.

3. A política de novos produtos, ou a criatividade da Tramontina, conforme a descrição de um funcionário da empresa, é um recurso? Ele é Administrado conforme o ciclo PDCA? Por quê?

Sim. É um recurso humano. Onde há a participação dos membros da empresa para novas idéias de produtos ou processos produtivos. Acreditamos que ele não é administrado conforme o ciclo PDCA. Pois, o ciclo é constituído pelo: Planejamento, Aquisição, Controle e Ação. Já na Tramontina, a idéia é recebida pelo funcionário e é feito um processo de triagem para ser encaminhada a uma reunião do conselho de administração. Após a aprovação pelo conselho, ela é executada prontamente. Com base no texto, o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com