TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Escolar: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Afinal, por que decoramos? Ninguém se pergunta, mas você já se imaginou vivendo em um ambiente totalmente livre de qualquer decoração? Por exemplo, um cômodo branco, com móveis, chão, paredes, cortinas, tudo na cor branca. Seria difícil, certo?

A decoração faz parte da nossa natureza. Tem o poder de deixar o ambiente mais agradável, confortável e belo. Decorar é instintivo.

A decoração faz muita diferença, em pequenos ou grandes detalhes e representa as pessoas. O ato de decorar já é muito antigo, porém a decoração mudou muito com o passar dos anos, e está sempre em constante mudança.

a história da decoração

Foto: https://artesivablog.wordpress.com/2013/09/13/historia-decoracao/

Antigamente, as cores e as pinturas eram muito valorizadas. Independente da época, a decoração sempre foi importante.

A história da decoração mostra que todos os povos sempre se esforçaram para criar ambientes mais aconchegantes e confortáveis, enfeitando suas moradias com belos acessórios e com o objetivo de proporcionar o máximo de bem-estar.

A decoração foi privilégio, durante bastante tempo, de uma classe que podia decorar suas moradias com muita ostentação, requinte e sofisticação.

Hoje, a classe média tem esta mesma possibilidade finalmente, com o aumento da produção de objetos e móveis, embora os melhores profissionais e obras-primas mais finas sejam ainda limitados a uma pequena esfera social.

Praticamente não existiam ambientes internos na Antiguidade Clássica, porque quase tudo acontecia nos espaços abertos. A decoração era limitada à harmonização dos móveis com paredes e fundos cheios de cores. Também faziam parte dos ambientes, as pinturas murais, mosaicos romanos e a arte grega da cerâmica.

Os castelos mantinham o melhor da decoração na era medieval, porém num estilo simples.

Diferente do período anterior, o século XVIII abre espaço para a inspiração oriental e a estética francesa. A leveza da expressão dá origem a um alto nível de sofisticação.

O Renascimento traz a tradicional estruturação residencial em cômodos. Entram para participar da decoração as paredes coloridas, telhados enfeitados, móveis pomposos, enfeites com metais finos, os quais vinham da França, da Itália, da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha, aqui banhados pelo estilo gótico.

Durante o governo de Luís XIV na França, e depois, ao longo da Regência, iniciou-se uma arte mais delicada e feminina, originando o Rococó, que se amplia também para a Alemanha e a Itália. Este estilo desapareceu rapidamente com a morte de Luís XV.

Com o Neoclassicismo renascem os valores tradicionais, enquanto as próprias concepções da aristocracia são trocadas pelos valores democráticos.

Nasce o Modernismo e o conceito de "art nouveau" no final do século XIX. Este conceito traz uma mistura de todas as tendências anteriores e componentes formados por linhas curvas, e se espalha por toda a América rapidamente.

Hoje em dia, primeiramente estão as exigências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com