TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Monografias: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

As Treliças são elementos estruturais muito interessantes, que possibilitam a criação de estruturas mais leves do que as vigas e lajes, possibilitando construções com vãos maiores, além de terem um aspecto visual muito interessante. Nesse trabalho serão apresentadas tanto as treliças planas, muito presentes em toda a história do homem, como as treliças espaciais, mais recentes, que exigem materiais modernos e um cálculo mais aprofundado.

HISTORIA

2 TRELIÇAS PLANAS

DEFINIÇÃO

A Treliça Plana é uma estrutura de elementos de construção, que possuem uma formatriangular e são interligados pelas extremidades, e através de pinos, soldas, rebites, parafusos é que tornam a estrutura de uma treliça mais rígida e com finalidade de resistir aos esforços normais, detração e compressão. E consta com todos os seus elementos em conjunto há um único plano. É formada por:

Barras redondas e chatas ou Banzos;

Cantoneiras ‘’I’’, ’’U’’, ‘’T’’, ‘’O’’.

Designa-se treliça plana quando todos os elementos da mesma são dispostos essencialmente num plano.

Denomina-se treliça plana o conjunto de elementos de construção (barras redondas,chatas, cantoneiras, perfilados, I,U; etc.), interligados entre si, sob forma geométricatriangular, atravéz de pinos, rebites, parafusos, que visam formar uma estrutura rigida,com a finalidade de receber e transmitir esforços. A denominação treliça plana deve-se ao facto de que todos os elementos do conjunto pertencem a um único plano. A sua prática comum é em pontes, coberturas, guindastes, torres, etc.

DIMENSIONAMENTO

As treliças possuem diversos formatos e são dispostas de várias maneiras, podendo ser utilizada em telhados, coberturas, pontes, torres, viadutos, etc. Dois métodos de dimensionamento podem ser utilizados para as treliças:

Método dos Nós ou Método de Cremona

Método de Ritter ou Método das Seções (analíticos e usados com maior frequência)

Método dos Nós

A treliça plana, pode ser resolvida atravéz da utilização dos

métodos dos Nós (

consisteem verificar o equilibrio de cada treliça), na sequência enunciada a seguir:* Determinar a reacções dos apoios.* Identificar o tipo de solicitação em cada barra (barra traccionada ou comprimida)* Verifiacar o equilibrio de cada Nó da treliça, iniciando sempre os cálculos pelo Nó que tenha o menor número de icognitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com