TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário

1. Qual o grau de dificuldade que o assistente social enfrenta dentro da instituição?

R: O dia-a-dia do assistente social depende de seus clientes e das ferramentas que este usa para realizar sua atuação, logo não é possível tratarmos as dificuldades com números concretos, por que poderia tornar-se algo subjetivo, uma vez que a equipe da instituição pode nos auxiliar a qualquer momento, com intuito de erradicação das dificuldades. No entanto, no que se refere a recursos, podem ocorrer casos em que a demanda de serviços ultrapasse a capacidade de recursos disponíveis na instituição.

2. Os assistentes sociais são os únicos profissionais que têm a Família como objeto privilegiado de intervenção?

R: Na minha concepção, sim. O objeto de trabalho do assistente social é a família, uma vez que este compreende irredutivelmente que a esta, é a base da sociedade e da manutenção dela, zelando principalmente pela saúde, integralidade, educação e encaminhamentos quando se julgar necessário com o propósito de zelar pelos direitos da família. Mas vale ressaltar que o assistente social não é o único profissional a trabalhar apenas com a família. E como exemplos podem citar os médicos do PSF, Agentes de saúde, o profissional técnico do CRAS (Psicólogo) entre outros.

3. As ações de prevenção quando dada por um profissional pouco qualificado e com ausência de referenciais teóricos pode prejudicar o usuário?

R: Não exatamente, pois o profissional não atua individualmente. Sem dúvida alguma, a teoria e a prática devem caminhar lado-a-lado. A atuação do assistente social deve ser justa, efetiva, respeitosa e embasada em estudos teóricos, garantindo a execução dos direitos do usuário. Ao se tratar de um profissional pouco qualificado, a conseqüência normalmente é a demora da conclusão do processo/tratamento/acompanhamento que esta em andamento, e podem ocorrer casos em que isso poderá ser prejudicial, mas também podem ocorrer casos em que não.

4. A prática profissional do Assistente Social é preciso que seja crítica e participativa e esteja relacionada com as dimensões estruturais e conjunturais da realidade?

R: Com toda a certeza. Uma vez que para atuar com precisão, o profissional precisa saber a realidade com a qual se trabalha, para desenvolver estratégias de enfrentamento.

5. Na teoria a atuação do assistente social é marcada por ética

e dever moral, e na pratica os profissionais devem atuar de que forma?

R: Como bem sugere a pergunta, deve atuar no sentido a garantir os direitos do cidadão, trabalhador e família, assegurando o gozo destes de seus direitos oferecidos pelas três esferas. Identificar os problemas por meio de um diagnóstico completo estruturar e territorial, para que se produzam estratégias/projetos com resultados tanto a longo quanto em curto prazo, sempre visando o bem estar social familiar e comunitário, com transparência para que fique claro o não favorecimento a nenhum cliente fora do contexto, e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com