TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigo: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

Curso de Pedagogia

Trabalho de Psicologia

Vygotsky

Camila RiquelmeFierro

Monize Vera de Lara

Neusa de Queiroz

Sorocaba

Dezembro 2013

INDÍCE

1 INTRODUÇÃO............................................................................02

2 BIOGRAFIA................................................................................04

3 ESTUDOS DE VYGOTSKY...................................................

4 TEORIA DE VYGOTSKY..............................................................05

5 O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO EM VIGOTSKY........

6 CONCLUSÃO...............................................................

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................

1. Introdução

Durante nossa vida, aprendemos, ensinamos, somos influenciados pelo meio ou pelo instinto, enfim nosso desenvolvimento é complexo, mas ao longo dessa trajetória percebemos alguns saltos, evoluções e aprendizagens fantásticas, por exemplo: ao nascermos temos instintos aflorados apenas para chorar e sugar o leite materno, e com ao passar do tempo vamos aprendendo a nos comunicar, andar, correr, dançar, escrever e ler. Podemos também falar sobre outros avanços que temos no decorrer de nossas vidas, como os do campo cognitivo e afetivo, mas como isso acontece, como podemos avançar tão rapidamente, como se dá esse desenvolvimento, e como os erros podem parecer, às vezes necessário em algumas situações? Baseando-se nessas e outras ocasiões a presente pesquisa quer com o apoio do livro : Aprendizado e desenvolvimento avanço: um processo Sócio-histórico. Discutir como ocorre os avanços.

2. BIOGRAFIA

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.

Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.

Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.

Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre os Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Vygotsky permaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental durante décadas. Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de conhecimento deixado por Vygotsky começou a ser revelado. Seu nome hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão séria sobre processos de aprendizado.

Faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze anos.

3. ESTUDOS

4. TEORIA

Vygotsky se preocupou muito com a questão, clássica na Psicologia: qual a influência da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança? Ao tempo em que Vygotsky realizou seus estudos três escolas disputavam a preferência dos psicólogos.

A primeira dessas escolas considerava que a aprendizagem deve seguir o desenvolvimento dos alunos. O papel do professor seria o de identificar adequadamente o estágio de desenvolvimento do aprendiz e programar a aprendizagem de acordo com este estágio. Para esta escola o desenvolvimento é um processo de maturação natural e a aprendizagem nada pode fazer para acelerar este processo. Os trabalhos de Piaget se enquadrariam dentro desta categoria5.

Um segundo grupo de psicólogos considerava como sinônimos aprendizagem e desenvolvimento, identificando mesmo um com o outro. Dentro desta escola podemos enquadrar os comportamentalistas.

Uma terceira escola tentava juntar as duas posições antagônicas, por achar que não eram tão antagônicas assim. A Gestalt se enquadra nessa terceira posição teórica.

Vygotsky não concorda com nenhuma das três posições e argumenta que:

1. O desenvolvimento das bases psicológicas para o aprendizado de matérias básicas não precede esse aprendizado, mas se desenvolve numa interação contínua com as suas contribuições.

2. O aprendizado precede o desenvolvimento em muitas áreas.

3. O aprendizado de uma matéria influencia o desenvolvimento das funções superiores para além dos limites da matéria específica.

Como vimos na seção anterior, os dois tipos de conceitos identificados por Vygotsky crescem em direções opostas. No entanto, os dois processos não são independentes, pelo contrário, são altamente relacionados. É preciso que o desenvolvimento de um conceito cotidiano tenha atingido determinado nível para que o conceito científico correlato possa ser absorvido pela criança.

Vygotsky chama a atenção para o fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com